Canal Brasil exibe programação temática no Mês da Consciência Negra

Símbolo da luta negra contra a escravidão e pela liberdade de seu povo, Zumbi dos Palmares foi morto no dia 20 de novembro de 1695. Desde 2011, a data de seu falecimento é lembrada nacionalmente como o Dia da Consciência Negra. Para lançar luz às reflexões necessárias para a data, o Canal Brasil apresenta uma extensa programação de ficções, documentários, shows, séries e programas de entrevistas cujos temas giram em torno da questão racial e da valorização da influência negra no audiovisual.

Sempre às quintas, a partir das 9h40, o Canal Brasil exibe dois shows de artistas negros em sequência. No dia 11, tem "Voz Talismã", de Margareth Menezes, e "Uma Travessia", de Milton Nascimento; no dia 18, serão exibidos "Eterna Alegria", de Alcione, e o "Sambabook Jorge Aragão"; e no dia 25, "Sambabook Dona Ivone Lara" e "Zerima, 40 anos de Melodia", fecham a programação.

Entre os dias 15 e 26, sempre de segunda a sexta, às 16h, o canal apresenta as séries "Marielle: O Documentário" (de 15 a 22) e "Milton e o Clube da Esquina" (de 23 a 25, com dois episódios em sequência), seguidas de dois longas documentais. Serão exibidos títulos como "Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil" (2016), de Belisário Franca; os inéditos "Negro Em Mim" (2021), de Macca Ramos e "Cavalo", de Rafhael Barbosa, Werner Salles; "Sementes – Mulheres Pretas no Poder" (2020), de Éthel Oliveira; "O Caso do Homem Errado" (2017), de Camila de Moraes; "Meu Amigo Fela" (2019), de Joel Zito Araújo; e "Mussum, Um Filme do Cacildis" (2019), de Susanna Lira.

No dia 20, Dia da Consciência Negra, o Canal Brasil dedicará toda a sua programação aos cineastas negros e exibe, a partir das 7h45, séries, curtas e longas dirigidos por nomes como de Joel Zito Araújo, Glenca Nicácio, Jeferson De, Grace Passô, Adélia Sampaio, entre outros, incluindo o inédito "Um Dia com Jerusa" (2020), de Viviane Ferreira. A programação conta ainda com dois programas: uma edição especial de "Espelho" em que Lázaro Ramos é entrevistado por Flavia Oliveira sobre seu filme "Medida Provisória", e um "Cinejornal" especial sobre a data.     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui