O Brasil no Set, iniciativa do ICAB com o apoio da BRAVI e patrocínio do Amazon MGM Studios e Prime Video, ganha uma nova edição este ano. Neste novo ciclo, dez produtoras independentes com projetos audiovisuais serão selecionadas. Podem ser inscritos longas-metragens ou séries, ficcionais ou documentários, de produtoras independentes com sede no Estado do Rio Grande do Sul. A ideia é apoiar a indústria audiovisual gaúcha depois das enchentes que devastaram diversas cidades, paralisando também a indústria audiovisual do estado.
“As produções foram interrompidas devido a danos em locações, dificuldades de transporte, alterações nos cronogramas de filmagem e destruição de equipamentos e estúdios. São cerca de 650 produtoras independentes sediadas no estado que estão sentindo diversos impactos, sem falar nos milhares de profissionais locais do setor. Pensamos em uma edição especial neste segundo ciclo de apoio, para auxiliar nesta retomada. Queremos gerar oportunidades de desenvolvimento e networking para esse grupo, que poderá se tornar um agente multiplicador”, explica Mauro Garcia, diretor-presidente do ICAB.
O laboratório acontece de novembro a junho de 2025, com lançamento no Frapa – XII Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, que vai de 4 a 8 de novembro. Já a seleção das propostas acontece de janeiro a março de 2025, e todos os escolhidos poderão participar de workshops com temas como escrita, gestão de talentos criativos, produção criativa, sustentabilidade e questões contratuais. Também estão previstas 15 horas de consultoria individual em desenvolvimento, criação e negócios.
Os selecionados também participam de uma imersão de quatro dias em São Paulo, no escritório do Amazon MGM Studios, uma ação de troca de experiências entre os participantes e convidados, com uma programação exclusiva voltada a compreender processos de produção do estúdio.