A quarta edição da MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo chegou a fim da última sexta-feira, 29 de novembro, reunindo na capital mineira players, criativos, investidores e formadores de opinião do setor para estabelecer negócios, debater políticas e apontar rumos para o futuro da produção audiovisual nacional.
O evento recebeu 476 inscrições para apresentações de projetos para as rodadas de negócios – número superior ao de todas as edições anteriores. As propostas vieram de 13 estados brasileiros, sendo a maioria de Minas Gerais (291), São Paulo (66), Rio de Janeiro (48), Bahia (19) e Rio Grande do Sul (12). Esse número, 10,96% superior ao do ano passado, reúne obras audiovisuais em três categorias: documentários (200), ficção (188) e animação (88).
Os projetos selecionados foram apresentados para um grupo de players e investidores do mercado com empresas como Academia de Filmes, Amazon Prime Video, Arte1, Canal Brasil, Elo Company, TV Globo, Globo Filmes, GNT, Moonshot, National Geographic, entre outras. Ao todo, foram contabilizados 462 agendamentos nas rodadas de negócios, nas quais os produtores puderam apresentar seus projetos e detectar oportunidades de viabilizá-los para produção, coprodução ou distribuição.
A MAX 2019 também promoveu painéis de debates: foram 56 apresentações sobre diversos aspectos do mercado audiovisual, divididas nos eixos "Cultura e Tendências", "Desenvolvimento de Mercado", "Fórum de Políticas Públicas" e "Desenvolvimento de Narrativas".