Nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro, a premiação internacional Critics Choice Awards divulgou a primeira lista de indicados para sua edição de 2025 – nessa primeira leva, constam apenas os projetos de TV/streaming. A 30ª edição do evento está marcada para acontecer no dia 12 de janeiro de 2025, em Santa Monica, na Califórnia, Estados Unidos.
Foram 20 categorias anunciadas – entre elas, a de Melhor Série Internacional, que traz um indicado brasileiro: “Senna”, minissérie da Netflix que estreou há apenas uma semana na plataforma. A produção da Gullane concorre com outros sete títulos. São eles: “Acapulco”, do México (Apple TV+); “Citadel: Honey Bunny”, da Índia (Prime Video); “La Máquina”, do México (Hulu); “The Law According to Lidia Poët”, da Itália (Netflix); “My Brilliant Friend”, Itália-EUA (Max); “Squid Game”, da Coreia do Sul (Netflix); e “Pachinko”, também da Coreia do Sul.
A produção com mais indicações é “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão”, com seis nomeações, entre elas a de Melhor Série Dramática. Os episódios estão disponíveis no Disney+.
Ao longo de seis episódios, “Senna” mostra, pela primeira vez na ficção, a trajetória de superação, desencontros, alegrias e tristezas de Ayrton Senna (interpretado por Gabriel Leone), desbravando sua personalidade e suas relações pessoais. A história começa com o início da carreira automobilística do tricampeão de Fórmula 1, do kart à sua mudança para a Inglaterra para competir na Fórmula Ford, e segue até o trágico acidente em Ímola, na Itália, durante o Grande Prêmio de San Marino.
“Senna” é um Original Netflix produzido pela Gullane, por Caio e Fabiano Gullane, com o apoio da Senna Brands e da família do piloto; tem direção-geral de Vicente Amorim, que também assina como showrunner e a direção de episódios – esta, ao lado de Julia Rezende. Gustavo Bragança é o roteirista-chefe e Álvaro Campos, Álvaro Mamute, Gustavo Bragança, Rafael Spínola e Thais Falcão assinam os textos.
No momento, a produção ocupa o primeiro lugar entre as séries mais vistas na Netflix no Brasil.