O esporte transcende faixas etárias, plataformas e hábitos de consumo, inclusive o de conteúdo nas Ctv's. É o que aponta o mais recente estudo de Samsung Ads – braço de publicidade em Smart Tv's da Samsung Electronics – realizado com a base ativa e conectada da marca no Brasil, que hoje conta com mais de 20,3 milhões de unidades, destacando que os fãs de esporte colocam o futebol como líder absoluto no gênero.
A pesquisa identificou que o esporte está entre os três gêneros mais assistidos, ficando atrás apenas de notícias e novelas, sendo o grande responsável por parte do tempo dedicado em frente à televisão, assim como aponta um estudo recente da Comscore, realizado com consumidores brasileiros, onde o gênero é também um dos motivos principais na hora de fazer a assinatura de um serviço de streaming.
"O esporte tem se mostrado uma das principais categorias de audiência e, por consequência, de engajamento em nossa base de Smart Tv's. Isso reforça seu potencial tanto de visibilidade, conexão e engajamento desse consumidor com anunciantes de verticais correlatas, como de verticais que não são naturalmente associadas ao gênero e que, ao não terem esse entendimento, deixam de alcançar milhões de potenciais consumidores. Nosso Modelo de Propensão de Consumo das Audiências (MPCA) revela esse mapa completo de oportunidades não somente por estilo de conteúdo, mas também por vertical e tipo de produto ou serviço dentro de uma mesma vertical – isso entrega para as marcas uma visão transversal e profunda do consumo, necessidades e prioridades, ampliando o olhar de quem é esse consumidor em seu momento de entretenimento em frente ou não de uma Smart TV", explica Essio Floridi, diretor Sênior de Vendas da Samsung Ads para o Brasil.
Quem são os fãs de esporte
As Smart Tv's Samsung possuem uma audiência esportiva diversa e conectada, com mais de 7 milhões de dispositivos ativos que consomem esportes regularmente – o que representa mais de 28 milhões de consumidores em busca de conteúdos, produtos e serviços relacionados, incluindo receptividade e abertura maior para publicidade relacionada ao gênero, principalmente a que oferece um valor agregado para esse fã do esporte. Outro dado interessante é que 93% dos apaixonados por futebol e automobilismo consomem streaming, 56% preferem TV linear e 34% são "heavy gamers". O consumo diário médio por dispositivo do gênero dos mais engajados chega a três horas para as mulheres e a quatro horas para os homens.
Futebol: o líder absoluto no Brasil
Entre as modalidades esportivas mais assistidas no País, o futebol segue na liderança, com fãs espalhados por todas as regiões. O mapeamento da Samsung Ads revela ainda que os jogos mais assistidos nos últimos meses incluem confrontos entre Botafogo e São Paulo, a final Atlético-MG x Botafogo e Atlético-MG x Flamengo. A região que mais consome futebol é a Sudeste, seguida pela Nordeste e pela Sul. Os fãs de futebol também são consumidores de entretenimento e assistem a filmes e séries de ação, aventura, comédia e romance. Além do futebol, outras modalidades engajam os brasileiros, especialmente em períodos de grandes competições.
Outros esportes
Impulsionado pela F1, o Brasil registrou forte audiência no GP de São Paulo, do Canadá e da Cidade do México. A região que mais consome conteúdos de automobilismo é a Sudeste, seguida pela Sul e pela Nordeste. Esse público também gosta de assistir a filmes e séries de ação, aventura, drama, policiais e sci-fi.
Partidas da seleção feminina, como Brasil contra Japão, Polônia x Quênia e França x Sérvia foram os grandes destaques no consumo digital e no linear de vôlei. A região que mais consome conteúdos do gênero é a Sudeste, seguida pela Sul e pela Nordeste. Os amantes de vôlei preferem filmes e séries de ação, aventura, suspense e comédias românticas.
O basquete tem ganhado a preferência entre os jovens, com grande audiência em jogos como França x Brasil, Boston Celtics x Dallas Mavericks e Letônia x Brasil. A região que mais consome conteúdos do gênero é a Sudeste, seguida pela Sul e pela Nordeste. Os apaixonados pela modalidade preferem filmes e séries de ação, aventura, sci-fi e suspense. São praticantes de esportes, sendo o futebol a atividade favorita.
O skate também é um dos esportes mais vistos pelo público jovem, com alta audiência em competições de Skate Street Masculino (preliminar), Skate Park Feminino (classificatórias) e eventos como o Super Crown São Paulo. A região que mais consome conteúdos do gênero é a Sudeste, seguida pela Nordeste e pela Sul. Os apaixonados pela modalidade preferem filmes e séries de ação, aventura, suspense e sci-fi.
Assim como o que ocorre com o skate, a audiência do tênis tem crescido nas Smart Tv's, principalmente com torneios de Roland Garros e as Olimpíadas. A região que mais consome conteúdos do gênero é a Sudeste, seguida pela Sul e pela Nordeste. Os fãs do esporte preferem filmes e séries de ação, aventura, dramas policiais e comédias e também praticam atividades esportivas, sendo a corrida a favorita. Além disso, adoram ski, esportes de inverno, cruzeiros e turismo internacional.
A relação com a publicidade nas CTVs
Dados recentes da Comscore mostram que 58% dos espectadores se recordam dos anúncios exibidos antes do conteúdo nas Smart Tv's, 31% pesquisam online sobre produtos anunciados e 17% realizam compras influenciados pela publicidade vista durante o evento esportivo.
"A análise confirmou não só que os fãs de esportes estão abertos à publicidade e interagem com marcas enquanto assistem a seus conteúdos favoritos como também que insights de mercado sobre comportamento de consumo combinados com dados relacionados aos conteúdos consumidos no ambiente de nossas Smart Tv's são primordiais no entendimento holístico da jornada de entretenimento – como o que mexe com esse consumidor, onde ele está e onde consome – para então definirmos a melhor oferta de segmentação de público-alvo dentro da audiência esportiva para as marcas com estratégias de reach nacionais e regionais. Com isso, contribuímos para que a mensagem do anunciante chegue para o consumidor certo, no momento, pelo meio e formato ideais, gerando impacto, potencial engajamento, além de eficiência", conclui Ricardo Prado, Head de Analytics e Insights Latam da Samsung Ads.