MinC comemora Oscar de Melhor Filme Internacional para "Ainda Estou Aqui"

(Foto: Alile Dara Onawale)

"Ainda Estou Aqui" fez história no domingo, 2 de março. O filme de Walter Salles recebeu a estatueta do Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional. A trajetória vitoriosa do longa evidencia o potencial do cinema brasileiro dentro e fora do país.

Em nota, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, comemorou a conquista: "Merecido! Parabenizo Walter Salles, Fernanda Torres, Selton Mello e toda a equipe desse projeto que homenageia a luta da família Paiva durante a ditadura. A obra é um reconhecimento à memória do país. O longa contribui para que o Brasil seja visto como o país que realiza produções cinematográficas de alta qualidade. Nosso cinema é potente, diverso e merece todo destaque".

O secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares, acrescentou: "O Brasil está em festa. O cinema nacional merece essa conquista. Nós, do Ministério da Cultura, estamos felizes, pois a premiação do Oscar repercute internacionalmente a grandiosidade dos nossos artistas, o talento de quem produz cinema e de todos que acreditam no poder transformador da cultura".

Desde o lançamento em novembro do ano passado, "Ainda Estou Aqui" atraiu mais de 5 milhões de espectadores aos cinemas do país. Para a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga, o sucesso do longa-metragem estimulou o público a ver outras produções nacionais. A secretária também destacou a premiação do Oscar. "É um marco histórico para o cinema brasileiro. Esse reconhecimento mundial evidencia a potência das nossas narrativas, a qualidade da nossa produção audiovisual e a capacidade do Brasil de emocionar e impactar plateias ao redor do mundo. O sucesso do filme não é apenas uma vitória para seus realizadores, mas para todo o setor audiovisual, que se fortalece a cada novo reconhecimento. Que essa conquista inspire ainda mais o público e que continuem prestigiando e se reconhecendo nas histórias que contamos".

Público

Nas cinco primeiras semanas cinematográficas de 2025, os filmes brasileiros tiveram uma média de 31 espectadores por sessão, com público total de 4,43 milhões em 143 mil sessões. "Ainda Estou Aqui" foi responsável por 32% do público de filmes nacionais, contribuindo para um market share de 30,1% do cinema brasileiro no período, de acordo com dados da Ancine.

O cinema nacional alcançou público de 16 milhões de pessoas e contabilizou renda de R$ 308 milhões. "Esse reconhecimento do brasileiro ao cinema nacional contribui para que o público estrangeiro também valorize nossas produções e consuma cada vez mais a cinematografia e tudo relacionado a promoção da cultura brasileira", ressalta a secretária da SAV.

Próximos passos

Após finalizar sua trajetória nos cinemas, "Ainda Estou Aqui" estreará no Globoplay com exclusividade no Brasil. O longa é o primeiro filme Original da plataforma de streaming da Globo.

"Que emblemático termos recebido o nosso primeiro Oscar e tantos outros prêmios importantes no ano em que celebramos 100 anos de Globo. 'Ainda Estou Aqui' é um filme brilhantemente contado e executado, com performances excepcionais que conquistaram essa ascensão. Investir, viabilizar e abrir espaço para o talento brasileiro é a missão da Globo há tantos anos e é motivo de grande orgulho ver esse talento ser reconhecido entre os melhores do mundo. Essa vitória é do nosso cinema e de todos nós, brasileiros!", celebra Manuel Belmar, diretor de Produtos Digitais, Finanças, Jurídico e Infraestrutura da Globo. Para celebrar a conquista do Oscar, o Globoplay veicula uma campanha especial. Confira:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui