O novo canal Filmelier+ já está disponível para assinatura no Prime Video por R$ 14,90 ao mês. O catálogo apresenta ao público uma seleção de títulos do cinema mundial e trará novidades todos os meses. O primeiro lançamento inédito e exclusivo é o premiado documentário "Quatro Paredes" ("Black Box Diaries"), indicado ao Oscar 2025, que estará disponível a partir do dia 11 de março. Já o vencedor do Oscar de Melhor Animação, "Flow", e o vencedor do Oscar de Melhor Documentário, "Sem Chão" ("No Other Land"), chegam com exclusividade ao canal em abril. O serviço, já disponível no Brasil, México, Chile e Colômbia, é um lançamento da SOFA DGTL, que também opera o Adrenalina Pura.
"Quatro Paredes" acompanha a luta da diretora e jornalista Shiori Itô para enfrentar o sistema retrógrado do Japão e denunciar o influente homem de quem foi vítima em um caso de abuso sexual. Selecionado para festivais e premiações como Sundance, nos Estados Unidos, BAFTA, no Reino Unido, e IDFA, em Amsterdam, o longa recebeu mais de 20 prêmios internacionais. Para marcar o lançamento do Filmelier+ e o Dia Internacional da Mulher, o filme terá pré-estreia gratuita com debate no CineSesc, em São Paulo, na próxima segunda, 10 de março, às 20h30. O evento contará com a participação da atriz Ana Hikari e da jornalista e escritora Adriana Negreiros e terá mediação da jornalista Flávia Guerra.
"Flow", vencedor do Oscar de Melhor Animação, ainda está em cartaz nos cinemas e já ultrapassou os 200 mil ingressos vendidos. Enquanto isso, o ganhador do Oscar de Melhor Documentário "Sem Chão" ("No Other Land"), dos realizadores Yuval Abraham e Basel Adra, tem lançamento nos cinemas confirmado para o dia 13 de março. O CineSesc também promoverá uma sessão de pré-estreia gratuita do filme seguida de debate no dia 12 de março, quarta, às 20h30, com o jornalista Leandro Demori.
O novo streaming nasce da experiência de quase dez anos do Filmelier, site especializado no universo do cinema com 3 milhões de usuários únicos mensais na América Latina. Lançado como um serviço de recomendação de filmes, ele tem como missão fornecer curadoria especializada e mitigar a dificuldade na escolha do que assistir.
"O futuro da distribuição de conteúdos independentes está nos canais especializados, que têm o poder de dar visibilidade a grandes histórias com potencial de alcançar o mundo – e até o Oscar. O Filmelier+ já nasce com 24 títulos brasileiros e o objetivo de ampliar seu catálogo, licenciando e produzindo mais. Para isso, é essencial que a Ancine e o MinC revisem a destinação dos recursos do Fundo Setorial. A verba do Prodav, atualmente voltada para produções na Pay TV, também deveria apoiar conteúdos independentes brasileiros que fortaleçam os canais especializados de SVOD", comenta Fabio Lima, CEO da SOFA DGTL, com exclusividade para TELA VIVA.
Para montar o catálogo do Filmelier+, a equipe de curadoria vem selecionando narrativas de todos os cantos do mundo. Na seleção inicial, há desde títulos de cineastas consagrados como Pedro Almodóvar e Amos Gitaï, passando por clássicos como "O Massacre da Serra Elétrica", de Tobe Hooper, e suspenses como "A Última Vingança", de Karl R. Hearne. Outro destaque é "O Último Pub", de Ken Loach, anunciado como o longa que encerrou a filmografia do diretor britânico. Entre os títulos brasileiros, estão quatro longas de Beto Brant: "Os Matadores", "O Invasor", "Cão Sem Dono" e "O Amor Segundo B. Schianberg".