Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) TV Senado e Globoplay estreiam documentário sobre mulheres negras brasileiras

TV Senado e Globoplay estreiam documentário sobre mulheres negras brasileiras

(Foto: Roque de Sá/ Agência Senado)

O documentário “Quando Elas se Movimentam” abordará a temática das mulheres negras brasileiras. O lançamento será neste sábado, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, às 21h, na TV Senado, e simultaneamente no Globoplay.

Com chamada pública aberta para plataformas de VoD, canais lineares de TV por assinatura ou TV aberta, o filme já foi licenciado pelo Globoplay, mas outros canais e plataformas interessados também podem se inscrever no edital para cessão gratuita da obra.

O documentário, uma produção original da TV Senado, tem direção de Susanna Lira. O título é inspirado na frase da ativista norte-americana Angela Davis: “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”. O longa-metragem traz histórias de três mulheres negras: Angélica, a primeira universitária do Quilombo Júlio Borges, em Salto do Jacuí/RS; Antônia, juíza que começou a vida como empregada doméstica; e Luana, atriz que inspira seu trabalho em sua negritude e nos passos da avó, a também atriz Chica Xavier. O lançamento também marca os dez anos do Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado Federal. Assista ao trailer:

“O Senado Federal decidiu fazer de seus 200 anos uma celebração da democracia. ‘Quando Elas se Movimentam’ é uma produção original da TV Senado que não tem nada de chapa branca. Ele conta a história de vida de mulheres fortes e como as leis participam de suas conquistas. O impacto deste filme está na força das personagens: são mulheres do povo brasileiro!”, comenta Érico da Silveira, diretor da TV Senado.

Para ele, o trunfo do filme está também fora da tela: “Este é um projeto de mulheres: na liderança da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka; no apoio constante da diretora da Secretaria de Comunicação, Érica Ceolin; na equipe idealizadora e gestora do projeto na TV Senado, Marina Hogson, Lorena Monnerat, Nara Riella e Glauciene Lara; na direção da Susanna Lira, que não é exagero dizer: a mais talentosa diretora de documentários que o Brasil tem hoje”, afirma. “Creio que foi isso que chamou a atenção da Globo, que respondeu imediatamente à nossa chamada pública. E, em breve, outros canais e streamings também exibirão o filme”, finaliza.

Anteriormente, o documentário foi selecionado para a 20ª Mostra Internacional de Cinema Negro (Micine) e exibido no evento no dia 28 de novembro de 2024. E para fechar o Mês da Mulher, o filme terá uma sessão gratuita no Cine Brasília, no dia 31 de março, às 19h30, em uma parceria com a Secretaria de Cultura do GDF para comemorar os dez anos do Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado Federal. A exibição será aberta ao público e terá um debate na sequência.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile