TV Brasil se associa à Abratel

A TV Brasil, canal de televisão da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), é a mais nova emissora associada da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel). Atualmente, a entidade tem como presidente Marcio Novaes, executivo do Grupo Record desde 2006. A EBC historicamente compunha a ABEPEC, Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais, mas que está desativada há alguns anos. A associação da EBC à Abratel aconteceu em janeiro.

A relação da emissora pública com o Grupo Record também está no conteúdo. Em março, o Diário Oficial da União (DOU) publicou o extrato do contrato de aquisição do licenciamento da obra "Os Dez Mandamentos", temporadas 1 e 2, por R$ 3,02 milhões, da rede Record, durante 18 meses. Nesta segunda-feira, 5, teve inicio a exibição da novela, em horário nobre, às 20h30 na TV Brasil. A entrada do conteúdo na programação da emissora pública ocasionou uma Ação Popular, do advogado José da Silva Moura Neto, pedindo a suspensão da exibição e pagamento da novela à Record. A justiça federal deu prazo de 72 horas para EBC explicar a compra.

Mais questionamentos

As entidades da sociedade civil da Frente em Defesa da EBC divulgaram nota pedindo investigação sobre a exibição da novela bíblica pela TV Pública, alegando que a lei ei 11.652/2008, que criou a EBC, veda "qualquer forma de proselitismo na programação das emissoras públicas de radiodifusão". A carta ainda critica o fato de a novela ter sido produzida pela Record sob suposta influência da Igreja Universal, desrespeitando a diversidade religiosa brasileira.

Troca de conhecimento

Ao Tela Viva, a EBC disse que a associação com a ABRATEL faz parte da troca de conhecimento broadcasting para a Empresa. As associações também propiciam parcerias e acelerado intercâmbio de expertises.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também integra as seguintes associações:

  • ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
  • AVEC-Associação de Veículos de Comunicação
  • ABRATEL – Associação Brasileira de Rádio e Televisão
  • Fórum SBTVD – Sistema Brasileiro de TV Digital
  • ABTA – Associação Brasileira de TV por Assinatura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui