Belli Studio busca parcerias para os projetos "Esquadrão do Mar Azul" e "Livraria Berg", destaque no Ventana Sur 2021

Na última semana, a Belli Studio, tradicional estúdio de animação, ilustração e design gráfico de Blumenau (SC), esteve presente no Rio2C, no Rio de Janeiro, com novidades: a quarta temporada de "Boris e Rufus"; o lançamento de um projeto da casa que vem ganhando corpo, a série "Esquadrão do Mar Azul"; e "Livraria Berg", um projeto em parceria com a Latina Produtora e o Maun Studio que já foi premiado no Ventana Sur e que contará com a direção e animação da Belli. 

Voltada para crianças em idade pré-escolar (entre três e cinco anos), "Esquadrão do Mar Azul" (foto) apresentará diversos animais que habitam os oceanos para que as crianças comecem desde cedo a se familiarizar com a fauna aquática e a ter despertada a consciência para a importância da preservação da natureza. "A gente reuniu música, contação de histórias e, como pano de fundo, essa questão do cuidado dos oceanos. Segundo a ONU, estamos na "década dos oceanos". Temos que trazer esse olhar e essa descoberta para as crianças. Tem muita coisa maravilhosa nos nossos mares mas, ao mesmo tempo, temos que falar dos problemas, como a poluição e as grandes quantidades de plástico que estão nas nossas águas, contaminado os animais marinhos e, mais tarde, os seres humanos também", disse Aline Belli, diretora e sócia da Belli Studio, em entrevista exclusiva para TELA VIVA. 

Para Aline Belli, geração alpha "sente mais empatia e é movida por propósito"

"As crianças da geração alpha são muito conectadas. Elas sentem mais empatia e são movidas por propósitos. Por isso a série chega num momento ideal. Nós atingimos um momento no meio ambiente que, se não agirmos agora, não terá mais volta. E não temos plano B", completou. 

A série foi criada por Marcela Catunda, que é roteirista de importantes produções do universo infantil, como "Peixonauta", "Bubu e as Corujinhas" e "Show da Luna". Serão ao todo 26 episódios de sete minutos, todos com músicas voltadas também para o desenvolvimento fonológico das crianças. A produção dos episódios vai contar  com a colaboração de oceanógrafos e professores da área do meio ambiente. Os primeiros episódios começam a ser produzidos ainda em 2022, enquanto a série continua buscando patrocínio. Entre as empresas que já apoiam o projeto estão Tigre, Ceramfix, Celesc e Círculo, com consultoria técnica da Acquaplan. A ideia é que a estreia ocorra até o final de 2023. Assista ao teaser:


Já "Boris e Rufus" é uma animação 100% brasileira que recentemente chegou ao mercado audiovisual na China por meio de uma plataforma de streaming local. Para além do mercado asiático, o desenho é sucesso em mais de 80 países da América Latina, América do Norte e outros ao redor do mundo, com dublagens em inglês, espanhol e russo, além de contar com recursos de acessibilidade. No Brasil, a animação é exibida na TV aberta por meio da TV Cultura e nos streamings do Prime Video e SBT Videos, entre outros. No mercado internacional, "Boris e Rufus" está no Disney Channel e Prime Video. Agora, a quarta temporada chega com 26 novos episódios, incluindo um especial de Natal com uma aventura sobre o Papai Noel da Lapônia que vem parar no Brasil.

"A série continua abordando em suas camadas a relação das crianças com a internet e as novas tecnologias, que se intensificou ainda mais com a pandemia. Como produtores de conteúdo e pais também, temos essa responsabilidade de ajudar as crianças a navegar na internet, que é um universo incrível, que abre diversas descobertas para coisas boas, mas que traz desafios e perigos também. Às vezes, os pais acham que as crianças que estão dentro de casa estão 100% seguras, mas se elas estão na internet, não é bem assim. Não podemos ignorar a existência das telas nas rotinas das crianças e nas nossas inclusive, mas o caminho é aproveitar as coisas boas que elas trazem e tentar diminuir os efeitos nocivos", analisou Aline. 

Falando em mundo digital, um novo projeto vai mostrar esse contraponto entre os universos digital e analógico: é a série "Livraria Berg", que foi destaque absoluto no Ventana Sur 2021, o maior evento do mercado de conteúdo audiovisual da América Latina, que reúne distribuidores e compradores da indústria internacional. Trata-se do maior panorama da produção audiovisual latino-americana, com exposição global e com a participação de produtoras, estúdios, criadores e canais exibidores.

A série, prevista para ser produzida em 2022, foi a grande vencedora no painel Animation! do Ventana Sur e trouxe ao Brasil três grandes prêmios: MIFA / Annecy Award – Convite oficial para participação em sessão especial no MIFA 2022, em Annecy; La Liga de la Animación Iberoamericana Award – Convite oficial para participação na edição 2022 do Quirino Ibero-American Animation Awards (Tenerife, Espanha) e do Pixelatl Festival 2022 (México); e Señal Colômbia Award – Convite oficial para participação no Market Pitch Señal Colombia 2022.

Equipe da série "Livraria Berg" em participação no Ventana Sur 2021

Produção 100% brasileira, "Livraria Berg" é uma criação assinada pelos sócios Kim Loeb, Eduardo Wahrhaftig e Erick Carlier, da Maun Studio. Antes de irem ao mercado, os co-produtores – Maun e Latina – uniram forças para consolidar uma equipe expert para a sua realização. Assim, a série terá a Belli Studio como produtora de animação, com direção de Rubens Belli; a Ultrassom como produtora de áudio; e Rosana Hermann como roteirista. Além de ganhar o edital de desenvolvimento do Proac em 2021, o projeto em desenvolvimento de "Livraria Berg" foi a única série brasileira de animação selecionada para o Ventana Sur deste ano, que marcou a sua 12ª edição.

"A história se concentra em Beni, um menino de 12 anos, que vive no centro desses dois mundos – digital e analógico. Por um lado, ele vive com os amigos completamente imersos na internet e nas redes sociais. De outro, estão seus pais, que lutam para manter sua livraria nos tempos modernos e é resistente a todas essas novidades tecnológicas. Esse é o tema principal, mas que serve de metáfora para muitas outras coisas: inovação e tradição de modo geral, os valores antigos, o conservadorismo, o progresso…", contou Kim Loeb, um dos criadores da série, também em um papo exclusivo com TELA VIVA. "Queremos entreter as crianças e, principalmente, gerar um impacto positivo no sentido de mudança de atitude e senso crítico", acrescentou. 

No momento, o projeto busca pontes com canais, distribuidoras, plataformas e potenciais investidores. "O grande desafio é sempre a gente construir esse orçamento, fazer essa obra se sustentar, principalmente falando de uma primeira temporada, quando o público ainda não conhece a série e ela é uma ideia no papel", pontuou Aline. A Belli, que assina a direção e a animação, também participa dos pitchings, a fim de firmar essas parcerias. "Queremos fazer esse reforço, construindo um modelo de negócio diferenciado onde os currículos das empresas estão se apoiando. Vamos construindo essa forma de colocar o projeto de pé", detalhou. 

Atualmente, o teaser de "Livraria Berg" está em produção. Ele trará uma música que combina três ritmos diferentes e traz a brasilidade para a série. 

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