O CineFoot, festival de cinema de futebol pioneiro na América Latina e único no Brasil, celebra seus 15 anos com uma programação que reunirá mais de 70 filmes. As exibições ocorrerão no Rio de Janeiro, de 9 a 16 de maio, nos cinemas Estação Net Botafogo, Estação Net Rio, no CCJF-Centro Cultural Justiça Federal e no Ponto Cine. Em São Paulo, o evento acontecerá de 10 a 13 de maio, no Museu do Futebol. Todas as sessões serão gratuitas.
A mostra competitiva desta edição contará com 26 títulos, sendo 15 produções brasileiras e 11 internacionais. Os filmes estrangeiros são representantes da França, Itália, Reino Unido, Grécia, Austrália, Chile, Argentina, Malásia e Arábia Saudita, além de uma coprodução entre Espanha e Panamá. As obras selecionadas concorrem à Taça CineFoot de melhor filme em cada categoria, prêmio decidido exclusivamente pelo voto popular.
"Chegamos aos 15 anos homenageando o passado e entusiasmados com o futuro. Vamos entrar em campo mais uma vez para proporcionar um momento mágico para os amantes do cinema de futebol, fazendo pulsar intensamente as arquibancadas dos cinemas. Um filme de futebol não se assiste, se sente. No CineFoot, praticamos o futebol arte", afirmou Antonio Leal, criador do festival.
O evento deste ano incluirá obras dedicadas a personalidades dos quatro principais clubes do Rio de Janeiro. Um dos destaques é "Alma e corpo de uma raça", produzido pela Cinédia em parceria com o Flamengo em 1938. O filme, restaurado em 4K, fará sua estreia com a nova cópia no CineFoot, apresentando imagens de jogadores como Leônidas da Silva e Valido, além de um Fla-Flu disputado nas Laranjeiras para as filmagens. O Botafogo terá uma noite especial no dia 13 de maio, com a exibição de sete obras sobre a conquista da Libertadores.
O Fluminense estará representado por "Herança de Chico", sobre o torcedor Chico Guanabara, e um curta-metragem do Museu da Pelada a respeito de Búfalo Gil, que também servirá como tributo aos 50 anos da Máquina Tricolor. O Vasco da Gama será retratado nas telas através da história de Almir Pernambuquinho.
A geral do Maracanã, setor popular extinto há 20 anos, será tema de duas exibições especiais: "Geral" e "Geraldinos".
A programação completa pode ser consultada no site cinefoot.org.