A rede Cinépolis e o SAS, líder global em dados e IA, se uniram para criar uma experiência especial para o Dia dos Namorados: o Cine Conecta – a IA que conecta casais ao filme ideal. A dinâmica é simples: primeiro, o casal ou dupla de amigos responde, individualmente, a algumas perguntas contextuais: qual é seu clima favorito, como são suas férias ideais e gêneros favoritos, entre outras. Com base nessas respostas, a ferramenta gera uma lista de pré-recomendações de filmes para avaliação e, após as duas pessoas concluírem essas etapas, o Cine Conecta traça o perfil da dupla e recomenda o título perfeito para curtirem juntos uma sessão especial no Cinépolis mais próximo. As ferramentas de Intelligent Decisioning e IA generativa do SAS são responsáveis por analisar os dados e preferências de cada um para encontrar o filme ideal.
"Os motores de recomendação, em geral, se baseiam em contextos individuais. Nosso objetivo com o Cine Conecta era criar um processo similar, porém com base nas preferências de duas pessoas e o melhor momento para colocar isso em prática com certeza é o Dia dos Namorados", comenta Bruno Maia, Head de inovação do SAS. Luiz Fernando Angi, gerente de Marketing da Cinépolis Brasil, concorda. "Estamos entusiasmados em colaborar com o SAS, pois acreditamos que essa tecnologia pode transformar a maneira como os casais escolhem seus filmes e oferecer uma melhor experiência aos nossos clientes".
IA em ação
Para desenvolver o Cine Conecta, o time de inovação do SAS Brasil usou tecnologias como LLM (large language models) – uma das bases da inteligência artificial generativa -, e linguagens de programação SQL e Python, além de uma base de dados de filmes pública. Tudo isso orquestrado pelo SAS Intelligent Decisioning.
Informações como a idade e os gêneros favoritos dos respondentes são fundamentais para refinar a busca em um extenso catálogo de filmes, permitindo que o motor de recomendação apresente opções de títulos relevantes para análise de cada pessoa. E, após ambos finalizarem a experiência, o Cine Conecta emprega o SAS Intelligent Decisioning novamente, utilizando técnicas de busca semântica, para analisar as sinopses dos filmes em cartaz e identificar o de maior compatibilidade com o perfil do casal.
O SAS Intelligent Decisioning é a ferramenta central para o funcionamento do motor de recomendação, oferecendo uma interface visual intuitiva que permite a orquestração de fluxos complexos de decisão. Originalmente utilizada no ambiente corporativo, como na esteira de crédito dos bancos, demonstra sua versatilidade ao ser aplicada no entretenimento juntamente com inteligência artificial generativa. Tudo isso 100% em nuvem, o que permite escalar, conforme a demanda de uso, e sem armazenar nenhum dado sensível dos usuários.
O motor de recomendação de filmes da Cinépolis com o SAS está disponível no site. Ao finalizar a experiência, o casal é direcionado para compra dos ingressos do filme recomendado no site da Cinépolis.