A FilmBrazil, plataforma de internacionalização da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), em parceria com a ApexBrasil, (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), celebra 20 anos de presença no Festival de Cannes. A iniciativa contará com a maior delegação de sua história, com 37 produtoras brasileiras representando o país em uma das principais vitrines do audiovisual publicitário internacional.
A ampla adesão na participação reforça o compromisso da FilmBrazil com a promoção de negócios e a projeção internacional do mercado brasileiro. Ao longo de duas décadas, a plataforma tem se dedicado a abrir caminhos para produtoras e talentos brasileiros em festivais e premiações, incluindo o Festival de Cannes, um dos principais eventos que reúne representantes de toda a cadeia: agências, anunciantes, produtoras e outros players.
Uma recente pesquisa divulgada pela APRO demonstra essa ascensão e o potencial do Brasil como um player no mercado audiovisual. O país registrou um recorde histórico na exportação de projetos publicitários em 2024, atingindo USD 54,7 milhões. Os dados indicam que 74% dos projetos orçados foram de fato realizados e exportados, resultando em um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. Os números demonstram como o mercado brasileiro já é considerado um hub de produção e criatividade.
Além das ações de negócio, a FilmBrazil terá novamente o espaço do Happy Hour no Terraço do Palais. Nesta edição, será no primeiro dia do Festival e contará com atração musical do Acadêmicos do Baixo Augusta. Após o momento de networking, os músicos se encontrarão em frente do Palais para uma homenagem ao Washington Olivetto, no Trio W do Brasil. A ação é uma iniciativa liderada pela FilmBrazil, mas conta com o apoio da ABAP, de parceiros do mercado e das agências Africa, Almap, Galeria, GUT, Lew Lara\TBWA e McCann.
Campanha
Para a edição, a FilmBrazil apresenta a campanha "Outfit Reels", criada pela GUT. A ideia parte da tendência "Brazilcore", que tem se destacado das passarelas às redes sociais.
O conceito criativo da agência considerou a criação de uma coleção com tecnologia embarcada nas peças, transformando camisetas, bonés e ecobags em espaços de mídia. Por meio de NFC (Near Field Communication), os participantes do Festival poderão ter acesso à reels de produtoras e de talentos nacionais com apenas um toque do celular ao passar por alguém vestindo o "Outfit Reels". Assista ao teaser da campanha:
Vale destacar que a FilmBrazil conta com a parceria da ApexBrasil, Globo, S de Samba, Spcine e InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP.