A Mostra Ecofalante de Cinema, a convite da formação Spcine, em parceria com a Cinema Verde, realiza nesta sexta-feira, dia 9 de agosto, às 9h, no Reserva Cultural, o 1º Encontro sobre a Sustentabilidade na Indústria do Audiovisual. O evento, que será realizado anualmente, de forma presencial e aberta ao público, tem como objetivo discutir o avanço da consolidação de práticas sustentáveis na indústria cinematográfica brasileira. O encontro faz parte da programação da 13ª Mostra Ecofalante de Cinema, que acontece de 1º a 14 de agosto, com entrada gratuita, em São Paulo. É necessário realizar inscrição prévia via Sympla.
As duas mesas propostas convidam profissionais do audiovisual de diferentes setores a compartilharem as experiências positivas nesse sentido e os desafios que elas geram. Apesar de o Brasil estar ainda no início desse movimento de produções mais sustentáveis, a indústria tem enorme potencial para fomentar a urgente mudança de comportamento de que a sociedade precisa para enfrentar a crise climática.
O primeiro painel, marcado para às 10h, abordará “Políticas públicas para um audiovisual sustentável”. Na sequência, após o coffee break, às 11h30, acontece o segundo painel, intitulado “Iniciativas sustentáveis nas produções audiovisuais”. Entre os participantes confirmados, estão nomes como Ariene Ferreira (Cinema Verde), Leonardo Edde (produtor, Urca Filmes, Sicav) e Mauro Garcia (Bravi) no primeiro painel e Daniela Aun (Gullane), Erica Aguado (Floresta), Gisela Camara (Amazon Studios) e Paula Cosenza (Ventre Studio) no segundo.