Estudo revela que crianças e jovens brasileiros estão consumindo mais streaming e jogando videogame do que vendo televisão

(Foto: Freepik)

Um estudo realizado pela martech Kids Corp junto a 4.807 respondentes entre 3 e 18 anos ao longo do 1º semestre de 2024 apontou uma mudança significativa no cenário do consumo de mídia entre o público infantojuvenil brasileiro. As plataformas digitais superaram as mídias tradicionais, como a televisão, nas preferências dos jovens.

O estudo identificou cinco grandes fatos:

  1. O VOD é a nova TV: o consumo de conteúdo digital substituiu a televisão tradicional como principal fonte de entretenimento para os jovens brasileiros, alcançando quase o dobro (54%) do espaço ocupado pelo conteúdo offline (32%).
  2. O nível socioeconômico impacta o tipo de conteúdo consumido: em residências com NSE médio-alto, o consumo de VOD é significativamente maior (54%) em comparação com a televisão aberta ou a cabo (31%). Essa proporção é invertida em domicílios com NSE médio-baixo, onde a televisão aberta ou a cabo atinge 37% do consumo, enquanto o VOD atinge apenas 45%.
  3. A limitada programação da TV: os níveis de frequência de consumo entre plataformas são bastante similares: crianças e jovens assistem mais à tarde, independente do dia, mas aos finais de semana a frequência sempre é maior, não importa o momento, ficando evidente que as plataformas on demand são as mais escolhidas.
  4. As novidades chegam à audiência principalmente via digital: 94% das crianças realizam outras atividades enquanto assistem TV, sendo a mais comum se alimentar (68% no caso dos adolescentes e 60% no caso das crianças). Os anúncios favoritos também são vistos por meios digitais, principalmente pelo YouTube (81%).
  5. Público infantojuvenil joga videogame duas vezes mais do que assistem à TV: 6 em cada 10 crianças e adolescentes jogam videogames. O hábito é criado antes mesmo da alfabetização e é mais difundido entre o target de nível socioeconômico alto.

O estudo da Kids Corp destaca a importância das plataformas digitais no consumo de mídia pelo público infantojuvenil brasileiro. As empresas precisam estar atentas a essa mudança no comportamento dos consumidores para desenvolver estratégias de marketing e comunicação mais eficazes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui