Na última quarta-feira, dia 4 de setembro, foi anunciado pela TV Cultura que alguns programas seriam temporariamente cancelados e que o espaço livre da grade passaria a exibir reprises. A própria emissora explicou se tratar de uma medida tomada a partir de uma diminuição de suas receitas. Como a TV Cultura é mantida desde 1969 pela Fundação Padre Anchieta, que é uma das fundações do Governo de São Paulo, ficou no ar um questionamento sobre uma possível diminuição do repasse de verbas por parte do Governo. Mas é importante mencionar que, para além dos recursos públicos, a fundação também possui verbas privadas – vindas de publicidade e demais parcerias, por exemplo.
Nesta sexta, 6, a emissora emitiu um comunicado sobre o assunto. A TV Cultura reafirmou que programas da grade tiveram suas gravações temporariamente suspensas, como “Legião Estrangeira”, “Giro Econômico”, “Brasil, Mostra a Tua Cara!”, “Estação Livre” e “Entrelinhas”, mas que isso “nada tem a ver com repasse de verbas realizados pelo Governo de São Paulo”.
O texto diz: “A diminuição de receitas da emissora está diretamente ligada à publicidade e prestação de serviços para terceiros e outros. A TV Cultura tem mantido relação amistosa com o Governo, com o qual tem permanente diálogo”.
E finaliza: “A maioria desses programas permanecerá no ar por meio de reprises, e as gravações serão retomadas em momento oportuno”.