Cristina Duclos, diretora de imagem e comunicação da Vivo, e Maria Luisa López, diretora de mídia da Unilever Brasil, participaram na manhã desta sexta-feira, 6, de um debate sobre marcas que produzem conteúdo durante o Maximídia, evento que acontece em São Paulo. Para as executivas, os meios digitais têm facilitado o processo. “Não vamos deixar de lado o comercial de 30, mas temos mais coisas para contar. Precisamos continuar este diálogo. O mundo digital nos permite a conversa continuada. É a grande porta de entrada para o branded content, para o conteúdo”, observou Maria Luisa, citando o Recipídia, um site colaborativo de receitas criado pela multinacional. “É uma responsabilidade do mercado criar plataformas de diálogo com o consumidor e isso não tem fim”.
Cristina explicou que a necessidade de interagir com o consumidor e criar novos conteúdos tem provocado redirecionamentos nas verbas de comunicação. Ela contou que até 2009, a empresa investia basicamente em televisão até 2009, com presença nos canais abertos todos os dias do ano, começou a desenvolver novas estratégias a partir da Copa do Mundo. Uma das iniciativas foi a criação da plataforma web “Eu vivo a seleção”. A empresa contratou o Pelé e fez um alto investimento em um vídeo protagonizado por ele que só depois do sucesso na web foi para a televisão. Neste ano, para divulgar os valores amor e conexão, a Vivo criou um clipe para a música Eduardo e Mônica. O filme foi compartilhado por 1,6 milhão de pessoas no Facebook. “O consumidor da Internet busca conteúdo de qualidade. É importante que as marcas queiram produzir. Cada parte da música atrelada a um serviço nosso. Obviamente temos que vender”, destaca a executiva.