FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema está com inscrições abertas para "Programa Mentorias"

O FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema foi criado em 2018, visando a equidade de gênero na indústria cinematográ?ca e a valorização de filmes dirigidos por mulheres. Em sua 2ª edição, que será realizada de 10 a 17 de novembro, o FIM apresenta o Programa Mentorias, que busca criar oportunidades de intercâmbio e desenvolvimento para novos talentos femininos do audiovisual.

Com curadoria de Minom Pinho, diretora e idealizadora do FIM, patrocínio do Itaú e da Avon, por meio do F.A.M.A – Fundo Avon de Mulheres no Audiovisual, além do apoio institucional do Projeto Paradiso e +Mulheres, o Programa Mentorias selecionará dez projetos de longa-metragem ou série, nos gêneros ficção e não-ficção, dirigidos ou roteirizados por mulheres. As inscrições podem ser feitas no site www.fimcine.com.br até o dia 20 de outubro.

Anunciados no encerramento do FIM20, os dez projetos selecionados receberão consultoria de um grupo de dez mentoras especialistas nas áreas de criação, produção, distribuição e negócios. Em encontros online individuais, as realizadoras e roteiristas terão oportunidade de tirar dúvidas, receber devolutivas e orientações das mentoras sobre como aprimorar os formatos e narrativas de seus projetos, ampliar seus potenciais de financiamento e aproximá-los das atuais demandas de mercado. 

Formam o time de mentoras nesta edição: Ana Saito, produtora executiva da Gullane Entretenimento; Barbara Sturm, diretora de conteúdo na Elo Company; Clélia Bessa, sócia da Raccord Produções; Haná Vaisman, roteirista e gerente de conteúdo; Juliana Vicente, produtora, diretora e fundadora da Preta Portê Filmes; Justine Otondo, fundadora da Querosene Filmes e sócia do Ventre Studio; Krishna Mahon, criadora e apresentadora no grupo Band e responsável pela plataforma Imprensa Mahon; Mariana Oliva, CEO da Maria Farinha Filmes e documentarista; Renata Novaes, jornalista e diretora de conteúdo na plataforma Gente e uma das fundadoras do Diáspora, primeiro coletivo negro da Globosat; e Vânia Lima, diretora de criadora de conteúdo do Grupo Têm Dendê e diretora da Bravi.

FIM20

Alinhado com as agendas públicas nacionais e internacionais de equidade de gênero no cinema, o FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema apresenta em novembro de 2020 a sua 2ª edição. Neste ano, em formato inteiramente online, permitirá que sua seleção de filmes, dirigidos e protagonizados por jovens e consagrados talentos femininos, chegue a públicos das mais diversas regiões do país. A programação trará a Mostra Competitiva Nacional, a Mostra Internacional (não competitiva)e Programas Especiais.

De acordo com a última pesquisa de gênero e raça publicada pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), dos 146 filmes lançados nas salas de cinema brasileiros em 2016, menos de 20% tiveram mulheres na direção. Nenhum deles foi dirigido por uma mulher negra. "De lá para cá, tivemos longas-metragens com mulheres negras assinando a direção. Este é um pequeno avanço que precisa ser valorizado e acelerado por iniciativas como o FIM", reforça a diretora do evento.

O FIM20 é uma realização da Casa Redonda, em parceria com a Associação Cultural Kinoforum. O Festival conta com o patrocínio do Itaú, copatrocínio da Avon, além do apoio do Projeto Paradiso, Grupo Mulheres do Audiovisual Brasil, + Mulheres – Lideranças do Audiovisual Brasileiro, Núcleos Criativos Latino-americanos e Imprensa Mahon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui