21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis tem início nesta sexta, 7

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis volta a ser presencial depois de dois anos somente online e realiza sua 21ª edição entre os dias 7 a 22 de outubro de 2022. A Mostra exibirá 77 curtas-metragens dos gêneros animação, ficção, documentário e experimental, que refletem a pluralidade das infâncias na sociedade brasileira e mostram culturas de outros lugares do mundo, todos na Mostra Competitiva. Além desta seleção, estão na programação oito longas-metragens brasileiros para crianças, entre estreias e recém-lançados. Quem não estiver na capital catarinense durante a Mostra ainda poderá acompanhar uma seleção de filmes na plataforma Itaú Cultural Play

Com o tema "Cinema, infâncias e cidade", o festival terá sessões em diversos espaços da capital catarinense, além de shows, oficinas para crianças e programação adulta, como os Encontros Nacionais de Cinema Infantil. Nestes encontros com diretores e diretoras, que acontecem desde a primeira edição,  profissionais da área irão falar sobre o momento atual do audiovisual para crianças e sobre um novo caminho de políticas públicas. Os encontros desde ano terão a parceria do Mif.Kids – Mercado Internacional de Florianópolis | Conteúdo Infanto-juvenil. Eles acontecerão dias 8, 9, 12 e 15 de outubro, no Teatro Governador Pedro Ivo. 

Estão na programação as pré-estreias nacionais "A Ilha dos Ilus" (foto), de Paulo GC Miranda (animação, 2022) e "Chef Jack", de Guilherme Fiuza Zenha (animação, 2022); a estreia em Santa Catarina de "Meu Amigãozão – O Filme", de Andrés Lieban (animação, 2022); os recém-lançados em festivais "Poporopó", de Luis Antônio Igreja (ficção, 2021) e "Alice dos Anjos", de Daniel Leite Almeida (ficção, 2021); e os longa-metragens "Tarsilinha", de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo (animação, 2022) e "Turma da Mônica – Lições", de Daniel Rezende (ficção, 2021) e "Pluft, o Fantasminha", de Rosane Svartman, (ficção, 2022), todos no circuito comercial e que poderão ser vistos gratuitamente na 21ª Mostra. 

A exibição de oito longas finalizados no último ano é um recorde em relação ao mercado de cinema brasileiro, que costuma lançar por ano dois a três longas destinados ao público infantil. "São filmes que estão em produção há muito tempo, estavam represados por conta da pandemia. Isso mostra como os realizadores brasileiros são resilientes e como temos gente produzindo para este público com muita qualidade", afirma Luiza Lins, diretora da Mostra. 

As exibições presenciais acontecerão no teatro Governador Pedro Ivo e no Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura. Com o tema "Cinema, Infâncias e cidade", esta edição especial de retomada marca também o início de um movimento que leva cinema de qualidade para dentro das escolas municipais de Florianópolis e bairros educadores, por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Educação. As inscrições para o Fórum de Cinema e Educação, dedicado a educadores, e oficinas de animação para as crianças já estão abertas no site

Curtas da Mostra 

As obras selecionadas para a 21ª edição trazem para perto culturas de outros países e são janela para a diversidade do Brasil. Temas que até então apareciam pontualmente na tela, como questões de gênero, raciais e étnicas, ancestralidade, diferenças sociais, inclusão e acessibilidade, entre outros, agora compõem a maioria dos filmes.

No total, são 63 curtas nacionais, de 15 estados brasileiros, e 14 filmes internacionais, de 14 países diferentes, entre os quais estão Colômbia, França, Índia e Irã. Entre os brasileiros, destaque para as produções de São Paulo, com 16 filmes; de Santa Catarina, com 11 curtas-metragens; e de Minas Gerais, com oito filmes selecionados. 

Os curtas poderão ser assistidos pelo público em sessões de cinema diárias durante o festival – a primeira semana no teatro Governador Pedro Ivo e a segunda, no Cinema do CIC. 

Outras atividades 

A programação da Mostra atende a diversos públicos. Para crianças e famílias, sessões de cinema em diversos espaços da cidade e palquinhos da Mostra, com shows musicais – estes nos dias 8 e 15, no teatro Governador Pedro Ivo. No domingo, 16, o grande show da Mostra "Crianceiras Mário Quintana" fecha a semana do Dia das Crianças.

Ainda para o público infantil, a agenda traz ainda a oficina de Animação Lápis LAB nos dias 9, 12 e 15 de outubro, sempre às 10h. As inscrições já estão abertas pelo site. 

Já a programação para adultos inicia em 7 de outubro, primeiro dia de festival, com o lançamento do livro "Cidade, gênero e infância", organizado por Ana Gabriela Godinho Lima e Rodrigo Mindlin, que coloca luz sobre um dos compromissos fundamentais da sociedade: zelar pelo desenvolvimento saudável das crianças mais novas. Rodrigo Mindlin dará palestra sobre o assunto. 

O Fórum de Cinema e Educação, voltado para professores, será no dia 17 de outubro, no Cinema do CIC, com exibição do longa-metragem "Tarsilinha", seguida de debate com mediação de Fabíola Cirimbelli Búrigo Costa. 

A 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é produzida através da Lei de incentivo à Cultura, com o patrocínio das empresas Fischer, Itaú, Engie Energia, Videplast, da Magrinha, Fecoagro e Teltec. É uma realização da Lume Produções Culturais e Núcleo de Ação Integrada, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui