Os filmes "Operação Hunt" ("Hunt"), estrelado e dirigido por Lee Jung-jae, vencedor do Emmypor "Round 6"; "Blue Jean" ("Blue Jean"), de Georgia Oakley, ganhador do prêmio do público na mostraGiornate Degli Autori durante Festival de Veneza deste ano – ambos inéditos na América Latina – e "Uma Noite em Haifa" ("Laila in Haifa"), novo filme do diretor israelense Amos Gitai, da Synapse Distribution,terão pré-estreias durante o Festival do Rio. Todos os filmes serão lançados nos cinemas em 2023.
Em "Operação Hunt" (foto), a suspeita de um espião norte-coreano infiltrado no serviço secreto da Coreia do Sul gera desconfiança e coloca em risco a vida do presidente. Dois agentes rivais tentarão descobrir a verdade por trás de traições e conspirações. Baseado em eventos reais.
"Blue Jean" se passa na Inglaterra, em 1988. O Governo conservador de Margaret Thatcher realiza uma campanha contra a população LGBT, obrigando Jean, uma professora de educação física, a levar uma vida dupla. A chegada de uma nova aluna a fará repensar sua luta pela liberdade.
Na seleção oficial do Festival de Veneza 2020, "Uma Noite em Halifa" se passa durante uma noite fatídica na cidade portuária de Haifa, quando as histórias de cinco mulheres se entrelaçam em um clube onde israelenses e palestinos se encontram e se relacionam.
Além dos títulos, o longa "Noites de Paris"("Passengers of the Night") de Mikhaël Hers, com Charlotte Gainsbourg, também terá sessões especiais durante o evento. O filme entra em circuito no país no dia 20 de outubro, em codistribuição com a Vitrine Filmes.