A chegada de outubro abre espaço para uma das celebrações mais aguardadas pelo público infantil: o Dia das Crianças. Sendo um dia especial para os pequenos, eventos são realizados, marcas são promovidas e as grades de programação e plataformas de streaming surgem com as mais diferentes ofertas de conteúdo.
Com diferentes opções de entretenimento, o conteúdo infantil, que já exerce um papel central na vida das crianças para além dessa data, precisa ser capaz de prender a atenção delas. Considerando a vasta gama de opções, tanto em canais de TV tradicionais quanto em plataformas de streaming, decidir qual programa assistir, e quais estão se destacando, pode ser um desafio.
Com este propósito, compilamos uma relação dos três principais lançamentos infantis do ano, todos de produção nacional. Dessa maneira, é possível entender quais são os novos IPs que vêm se destacando em um mercado consolidado por populares desenhos animados como "Galinha Pintadinha" e "Masha e o Urso". O ranking tem como base a métrica chamada demanda desenvolvida pela Parrot Analytics, empresa líder global em inteligência de mercado aplicada à indústria do entretenimento. A demanda considera toda a jornada de descoberta de um conteúdo e todos os seus pontos de interação online com a audiência.
A novela infanto-juvenil "A Infância De Romeu E Julieta" encabeça o topo do ranking. Coproduzida por Amazon Prime Video e SBT, a novela acompanha dois adolescentes cujo relacionamento é posto à prova por conta de uma rivalidade antiga entre suas famílias. Lançada simultaneamente por ambos os players em maio de 2023, a produção gerou uma demanda média diária de quase dez vezes (9.5x) a média de todos os títulos, um marco que apenas 3% de todas as produções alcançam.
Em seguida há "Juca", um spin-off do conteúdo internacional "Blippi" em formato live-action que tem como proposta envolver as crianças e suas famílias em experiências baseadas na curiosidade, explorando locais como o Zoológico de São Paulo e o Museu da Imaginação. Com a estreia em janeiro na plataforma HBO Max e no canal Cartoonito, a demanda da produção no mercado brasileiro supera quase cinco vezes (4.7x) a média de todos os títulos.
Fechando o pódio na terceira colocação, há a produção original Disney+ "Mila no Multiverso", a primeira série de ficção científica brasileira da plataforma. A trama segue a jovem Mila que, ao receber um dispositivo tecnológico, tem a capacidade de viajar por diversas dimensões, utilizando-o na busca por sua mãe que está desaparecida. Lançada em janeiro, sua demanda é cerca de 2x acima da demanda média do mercado.
A variedade dessas produções mostra como a produção audiovisual brasileira com foco no público infantil pode ser plural. De acordo com os dados da Parrot Analytics, de janeiro a setembro deste ano, a oferta por conteúdo infantil no Brasil equivale a cerca da metade de sua demanda, ou seja, há mais volume de conteúdos infantis sendo demandados do que o que está sendo ofertado no mercado, o que pode ser uma oportunidade para novos investimentos nesse segmento.
* Carolina Galante é Senior Partner Insights Analyst da Parrot Analytics.