A Lagartixa Preta Produções, com o apoio do Edital Spcine-09/2023/LPG – Apoio aos Cursos Técnicos e Criativos do Audiovisual, anuncia a Oficina de Roteiro Audiovisual: "Narrativas Trans no Audiovisual – Novas Representações e Representatividade". A oficina gratuita é exclusiva para pessoas trans, com 50% das vagas reservadas para pessoas trans pretas, pardas e indígenas, com pouca ou nenhuma experiência como roteirista, e tem como objetivo oferecer ferramentas e um espaço seguro para que pessoas transgêneres possam contar suas próprias histórias, transformando as representações marginalizadas em narrativas autênticas, respeitosas e poderosas.
"Esta oficina é mais do que um curso; é um pretexto para o encontro, um movimento de apropriação da autoria das nossas vivências, livre de estereótipos e estigmas, e de valorização da pluralidade das histórias trans no audiovisual", afirma Daniel Veiga, homem trans e preto, criador da oficina e fundador da Lagartixa Preta Produções.
Serão 14 dias de aprendizado intensivo, divididos em 21 aulas, onde os participantes irão explorar a construção de personagens, criação de narrativas e escrita de roteiros para cinema e TV – isso tudo sob uma perspectiva trans, garantindo que as histórias representem de forma fiel e digna as vivências de cada um. Os participantes aprenderão, entre outras coisas, a criar roteiros autênticos e livres de estigmas, como construir personagens e tramas envolventes e técnicas de escrita audiovisual focadas na representatividade.
A oficina é gratuita, com vale-transporte e alimentação garantidos para todos os participantes. As aulas serão 100% presenciais no Museu Lasar Segall, na Vila Mariana, em São Paulo, e acontecerão entre abril e junho de 2025, às quintas-feiras à noite (das 18h às 21h) e sábado o dia todo (das 10h às 13h e das 14h às 17h, com intervalo para almoço). As inscrições seguem abertas até 14 de fevereiro.