AppsFlyer divulga novo índice mundial de performance em publicidade móvel

A AppsFlyer divulgou uma nova edição do seu índice mundial de performance de publicidade móvel, agora referente ao segundo semestre de 2016. Nele, a empresa compara os resultados de campanhas em diferentes fontes de mídia móvel, como adnetworks e redes sociais de grande porte (como Facebook e Twitter).

Foram analisados 6 bilhões de instalações de apps; 22 bilhões de sessões de apps; mais de 1 mil fontes de mídia móvel; e mais de 5 mil apps que tenham registrado no mínimo 2 mil downloads não-orgânicos, ou seja, estimulados por campanhas de publicidade móvel. Na comparação, a AppsFlyer adotou dois critérios. O primeiro é a quantidade de instalações geradas por cada fonte de mídia no período monitorado. O segundo é a retenção desses novos clientes, verificando todo dia, ao longo de 30 dias, quais clientes abriam uma sessão do app que haviam baixado. Aqueles que foram retidos por mais tempo contavam um peso maior no cálculo. Com esses dados, a AppsFlyer elaborou três rankings: 1) total de instalações; 2) retenção; 3) ranking geral, que é uma mescla dos dois anteriores. Além disso, dividiu por regiões do mundo, por sistema operacional (Android ou iOS) e por tipo de app (jogo ou não-jogo).

No ranking universal, contando todas as regiões, todas as plataformas e qualquer tipo de app, os cinco primeiros lugares foram os seguintes, nesta ordem: Facebook, Google AdWords, Vungle, AppLovin e Twitter. O líder Facebook tem também a primeira posição no ranking mundial de instalações e fica em quarto no ranking de retenção. O Vungle tem a liderança no ranking de retenção, mas apenas o décimo segundo lugar no total de downloads. E o Google Adwords é o segundo colocado em quantidade de downloads e o quinto em retenção.

Quando analisada somente a performance de campanhas de games móveis em Android, o top 5 do ranking mundial tem a seguinte ordem: Facebook,  Google Adwords, Applovin, Unity Ads e Twitter. Em iOS, o top 5 é composto por Facebook, AppLovin, Vungle, Unity Ads e AdClony.

Quando consideradas as campanhas para promover títulos que não são jogos, as cinco melhores redes para se investir em publicidade móvel em Android são: Facebook, Google Adwords, Twitter, StartApp e Taptica. E no iOS: Facebook, Google Adwords, Twitter, Taptica e Vungle.

América Latina

Na América Latina, em jogos para Android, o Facebook lidera o ranking de quantidade de instalações, enquanto o Chartboost tem o primeiro lugar em retenção. No ranking geral, combinando os dois critérios, as cinco melhores fontes de mídia para games em Android na América Latina são: Facebook, Unity Ads, AppLovin, Chartboost e Google Adwords. No caso de jogos para iOS na mesma região, os líderes em quantidade de instalações e retenções também são Facebook e Chartboost, respectivamente. E o top 5 geral é o seguinte: Facebook, AppLovin, Chartboost, Unity Ads e Google Adwords.

Entre títulos que não são jogos, o Facebook é, mais uma vez, a rede que gera maior quantidade de downloads na América Latina, tanto em Android quanto em iOS. Quanto à retenção, a AppLovin lidera a região em Android e o Twitter, em iOS. O top 5 combinando os dois critérios de avaliação em Android é o seguinte: Facebook, Google Adwords, AppLovin, Twitter e AppLift. E em iOS: Facebook, Twitter, Google Adwords, AdColony e Mobrain.

Análise

Fica claro no ranking elaborado pela AppsFlyer o poder dos grandes players de Internet em publicidade móvel. O Facebook é o líder absoluto e isso se deve a várias razões, dentre as quais o fato de ter uma base significativa de usuários com alto engajamento, e também a possibilidade de segmentar com assertividade as campanhas. O mesmo vale para o Google e para o Twitter: eles possuem bases gigantescas de usuários e os conhecem bem o suficiente para viabilizar aos anunciantes uma segmentação precisa.

Além disso, o usuário final tende a confiar mais em anúncios publicados em fontes de mídia renomadas do que em banners servidos em apps menos conhecidos. Isso é mais uma vantagem a favor dos grandes players, como Facebook, Google e Twitter. Em tempos de malwares móveis se espalhando por aí, o usuário tem cada vez mais cuidado com seus cliques nos smartphones.

A íntegra do índice de performance está disponível para acesso no site da AppsFlyer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui