Nos dias 10, 11 e 12 de março, o Rio de Janeiro recebe a primeira edição do LatAm Content Meeting. O evento, que conta com o patrocínio master do BNDES, reunirá no Othon Palace Hotel, profissionais e empresas do setor audiovisual de diversas partes do mundo, incluindo representantes de emissoras como BBC, Channel 4, Deutsche Welle, France Télévisions, NHK Enterprises, TV Globo, TV Cultura, Canal Curta!, Band e Canal Brasil, além de plataformas de streaming como Amazon Studios, Grupo Warner, Netflix e Globoplay.
O LatAm Content Meeting surge para atender à crescente demanda do mercado audiovisual da América Latina por um espaço dedicado à geração de negócios e parcerias no segmento de não-ficção. "Existe uma demanda por um mercado focado em conteúdos de não-ficção e o Brasil é um catalisador natural, um hub muito importante para a região", afirma Fernando Dias, presidente do evento. A programação inclui oportunidades de reuniões one-to-one, sessões de pitch, espaços para networking e palestras com players do Brasil e do exterior.
Entre os destaques da programação estão as palestras de Caroline Behar, da France Télévisions, sobre a Global Doc Alliance, e de Kate Phillips, diretora de Unscripted da BBC, sobre o mercado de coproduções internacionais. As sessões de pitch, coordenadas pela equipe do Sunny Side of the Doc, contarão com 18 projetos selecionados entre 148 inscrições de 30 países. "Com inscrições de todo o mundo, esta resposta impressionante destaca a crescente demanda por plataformas que dão visibilidade a histórias corajosas e novas vozes, especialmente da América Latina", declara Aurélie Reman, diretora-geral do Sunny Side of the Doc.
Em 2024, os investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) em conteúdos independentes produzidos em regime de coprodução internacional atingiram R$ 220 milhões (US$ 39,2 milhões).