Em fase de desenvolvimento, "O Clube das Mulheres de Negócios" é o novo filme de Anna Muylaert

Diretora e roteirista dos longas "Que horas ela volta?", "Mãe só há uma" e do ainda inédito "Alvorada", sobre o impeachment de Dilma Roussef, Anna Muylaert atualmente trabalha na preparação de seu novo filme, "O Clube das Mulheres de Negócios". O longa será produzido pela Glaz Entretenimento ("Cabras da Peste"), em coprodução com África Filmes ( "Que horas ela volta?") e Globo Filmes, com distribuição da Vitrine Filmes ("Bacurau") e ainda não há previsão de lançamento. 

Em fevereiro, o projeto fez parte do Berlinale Co-Production Market, segmento do Festival de Berlim do qual participam projetos de longas-metragens de ficção que estão em fase de desenvolvimento (ainda não-filmados) com potencial comercial e abertos a coproduções internacionais. 

O filme fala sobre a a crise do patriarcado e é ambientado em um mundo imaginário onde os estereótipos de gênero estão invertidos – ou seja, as mulheres ocupam as posições de poder enquanto os homens são criados para serem socialmente submissos. É um drama tropical que aborda questões emergentes não apenas do machismo, mas também do racismo, do classismo e da corrupção, enraizados na cultura patriarcal do Brasil e do mundo.

Muylaert trabalha há mais de cinco anos no roteiro, mas os acontecimentos de 2020 a fizeram reescrever o filme. "Durante a pandemia, homens como o presidente do Brasil e o ex-presidente dos EUA tiveram uma posição negacionista e irresponsável sobre os acontecimentos. Enquanto isso, em outros países, as mulheres tomaram a dianteira das mesmas questões de forma mais realista e efetiva. A partir desse fato, mudei o tom do filme, tornando-o mais distópico em consonância com os tempos atuais", diz a roteirista e diretora. Com isso, "O Clube das Mulheres de Negócios" se tornou mais próximo do presente, e sua participação no mercado do Festival de Berlim permitiu novos contatos e possíveis parceiros europeus para uma coprodução de sucesso. 

Para a Glaz, produtora reconhecida por seu histórico de filmes de sucesso comercial, a realização de um projeto ousado e de temática tão pertinente aos dias atuais é uma ótima oportunidade. "A Glaz tem a missão de levar seus conteúdos a uma grande audiência. Queremos sempre contar histórias que dialoguem com o maior número de pessoas, mas que, além de entreter possa transmitir uma mensagem relevante. 'O Clube das Mulheres de Negócios' se encaixa perfeitamente nesta intenção, onde além de explorarmos um novo gênero com a parceria e o talento da Anna Muylaert, poderemos usar nossa expertise para levar os debates e as reflexões que o filme propõe ao mercado nacional e internacional", diz a produtora em comunicado oficial. 

Atualmente, além de trabalhar na pré-produção do longa, Anna Muylaert se prepara para a estreia mundial de "Alvorada", documentário que codirigiu com Lô Politi que acompanha os últimos dias da presidenta Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada, antes de ser afastada do cargo em 2016. O longa terá sua primeira exibição no festival É Tudo Verdade, que será realizado online entre os dias 8 e 18 de abril.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui