Um estudo da Samsung Ads, divisão de publicidade em smart TVs da Samsung Electronics, revela que o jornalismo, tanto o tradicional quanto o esportivo, é o gênero de conteúdo mais consumido pelos brasileiros nas mais de 20,3 milhões de televisores conectados da marca no país. No período entre julho de 2024 e fevereiro de 2025, foram registradas mais de 151 milhões de horas dedicadas a notícias, à frente de esportes, novelas e filmes. O cenário indica uma nova vitrine para marcas que buscam impactar um público engajado e conectado.
O levantamento da Samsung Ads detalha o perfil dos consumidores de notícias. No jornalismo convencional, 80% são considerados heavy users da TV linear, totalizando mais de 43,2 milhões de espectadores. Já o noticiário esportivo atrai 53% da base linear, alcançando 28,6 milhões de pessoas. A pesquisa aponta que 93% dos consumidores de notícias tradicionais também acessam plataformas de streaming, incluindo o Samsung TV Plus. Entre eles, 42% são heavy linears e 30% heavy streamers, demonstrando um consumo multiplataforma de informação. No segmento de notícias esportivas, 38% dos consumidores assinam serviços para acompanhar eventos ao vivo. A maior concentração de audiência para ambos os tipos de jornalismo está na região Sudeste, com 50,57%, seguida pelo Nordeste e Sul.
Além do consumo de notícias nas smart TVs, o estudo traça alguns hábitos dos espectadores. Os interessados em notícias tradicionais apreciam caminhadas, futebol, bicicleta, praia, churrascos, viagens, cultura, palavras cruzadas e novas experiências. Já os aficionados por jornalismo esportivo praticam esportes, gostam de esportes de inverno e de descobrir novas culturas, além de valorizarem encontros com amigos.
A pesquisa também investiga o impacto da publicidade nesse ambiente. De acordo com a Comscore, 58% dos espectadores lembram dos anúncios exibidos antes dos programas, 51% recordam das propagandas durante a transmissão e 34% descobrem novos produtos ou serviços através da publicidade na TV conectada, sendo que 17% realizaram compras após assistir a um anúncio.
Essio Floridi, diretor sênior de Vendas da Samsung Ads para o Brasil, afirma que "nossos estudos apontam um consumo cada vez mais engajado das audiências brasileiras, sempre em busca de novidades — seja no conteúdo ou nas plataformas de oferta —, além de um público cada vez mais exigente com a publicidade que o impacta". Ele ressalta a importância de as marcas adaptarem suas narrativas e campanhas ao meio e momento de consumo, garantindo que o intervalo publicitário seja uma continuidade da experiência do conteúdo.