Sommos Amazônia, plataforma global dedicada à difusão das culturas da região, estreia nesta segunda

Conteúdos da Vídeo nas Aldeias estão entre os filmes da plaraforma (Foto: Vincent Carelli/ Divulgação)

A Sommos Amazônia, primeira plataforma global dedicada à distribuição digital e difusão de conteúdos culturais da Amazônia, chega ao mercado nesta segunda, 7 de abril. A iniciativa visa atender à crescente demanda nacional e internacional por conhecimento sobre a região, com lançamento inicial em português, inglês e espanhol.

A plataforma Sommos Amazônia disponibilizará, por meio de assinatura mensal de R$ 9,90, um acervo diversificado organizado em oito verticais: filmes, músicas, livros, artes visuais, alimentação, notícias, parceiros e um e-commerce de produtos físicos. O catálogo inicial inclui 300 filmes, 30 mil músicas, 2,5 mil livros, mais de 750 obras artísticas e um glossário de alimentos com 330 verbetes.

Entre os filmes e séries, destacam-se "Segredos do Putumayo", de Aurélio Michiles, e "Brincando nos Campos do Senhor", de Hector Babenco. Na música, o assinante terá acesso a clássicos e gêneros contemporâneos como tecnobrega, carimbó e guitarrada. A área de artes visuais apresentará obras de Luiz Braga, Elza Lima, Claudia Andujar e Araquém Alcântara. A plataforma também incluirá receitas de chefs locais e palestras sobre cultura alimentar. No acervo de livros, estarão disponíveis títulos como "Dois Irmãos", de Milton Hatoum, e "Amazônia Colônia do Brasil", de Violeta Loureiro.

A loja virtual contará inicialmente com um acervo literário especializado e, posteriormente, incluirá artesanato indígena e produtos alimentícios regionais.

Alexandre Agra, sócio fundador da Sommos Amazônia, afirma que a missão é "reposicionar a Amazônia no mercado global da economia criativa, gerando receita e visibilidade para seus produtores e artistas". Ricardo Ribenboim, sócio e diretor de Planejamento e Operações, explica que a plataforma busca "promover a cultura amazônica no Brasil e no mundo", partindo do princípio de que a cultura é fundamental para o desenvolvimento sustentável e a geração de renda na região.

Desenvolvida pela Sommos Arte e Cultura Brasileira S.A., a plataforma conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, do Itaú, da Rede e da Bemol, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, para o projeto "Preservação e promoção das Artes e das Culturas da Amazônia". Este projeto visa a criação de um acervo de pesquisa sobre as artes e culturas da Amazônia, que estará disponível gratuitamente na plataforma.

A Sommos Amazônia se apresenta como uma iniciativa com foco em meio ambiente, cultura e governança (ECG), buscando transformar a riqueza cultural da Amazônia em riqueza socioeconômica e se consolidar como referência para pesquisa, promoção e comercialização dos produtos culturais da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui