TVA e os números de assinantes

A TVA não concorda com reações de setores do mercado aos resultados de seu balanço de 1996, que foram publicadas por Pay-TV Real Time News na semana passada. Na ocasião, questionou-se o fato de a TVA colocar nota explicativa de seu balanço publicado nos jornais brasileiros, informando que tinha um milhão de assinantes diretos e indiretos, sem discriminar estes números. No relatório em inglês enviado aos investidores, tais valores estão decompostos. A direção financeira da TVA sustenta que não é obrigada a discriminar assinantes nas notas explicativas de seu balanço e que o relatório aos investidores foi fornecido ao PAY-TV Real Time News, também convidado a participar de uma conference call internacional sobre o assunto.No relatório enviado aos investidores estrangeiros, o número de assinantes diretos é de 349 mil. Pelos cálculos de Douglas Duran, que responde pelas finanças da companhia, o número de assinantes diretos pode chegar, hoje, a 449 mil. A empresa ainda garante que todos os assinantes diretos realmente pagam porque, entre as grandes MSOs brasileiras, só a TVA teria condições técnicas de cortar imediatamente um assinante inadimplente. Ao contrário da maior parte do sistema Net/Multicanal, a TVA tem decoders em todos os assinantes. Outro fato que contrariou a empresa do Grupo Abril foi a observação de um analista ouvido por PAY-TV Real Time News, que calculou que, pelo EBITDA (lucros antes de juros, impostos e amortizações), a TVA valeria "com muito boa vontade", não mais de R$ 100 milhões. A base de cálculo do analista foi o EBITDA de R$ 9 milhões, anunciado pela TVA no balanço publicado no Brasil. A TVA considera muito cedo para uma avaliação da empresa pelo critério EBITDA como a feita pelo analista. A empresa lembra que os investimentos foram feitos há relativamente pouco tempo, necessitando ainda de amadurecimento. Chama a atenção também para o fato de o patrimônio liquido da TVA já alcançar US$ 400 milhões e que ainda é preciso estimar o valor de algumas participações da empresa em sociedades de crescente valorização como a HBO e a ESPN Brasil. A direção da empresa também nega totalmente a existência de relações tensas entre os sócios, conforme publicado.

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