MCom e Fórum SBTVD celebram convênio para pesquisas no desenvolvimento da TV 3.0

O Ministério das Comunicações (MCom) celebrou nesta semana um convênio com Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), para o financiamento de estudos da TV 3.0. A medida integra uma das ações da Semana Nacional de Comunicações, iniciada na última segunda-feira, 3.

Segundo o presidente do Fórum SBTVD, Luiz Cláudio Costa, a assinatura demonstra um avanço para o futuro da televisão. "Estamos felizes com esse acolhimento do Governo Federal, que compreendeu a necessidade de se pensar no futuro para as próximas gerações. A TV digital da próxima década, que já começou a ser produzida, ganha reforço importante agora, com o convênio assinado", disse.

Pelo convênio, o Governo Federal vai investir na realização de estudos em seis universidades de todo o País, envolvendo cerca de 70 pesquisadores. O objetivo é avaliar quais tecnologias possuem a melhor performance para o novo padrão da TV Digital.

Luiz Cláudio ressalta que a celebração do acordo possibilita que a televisão brasileira continue exercendo o seu papel, sendo aberta, democrática e gratuita. "É a voz da democracia continuando e recebendo os avanços para o futuro, para que a gente continue sendo a maior fonte de informação do povo brasileiro", declarou.

O Fórum SBTVD iniciará os testes das tecnologias em julho deste ano. A expectativa é que o Brasil receba esse novo modelo de televisão em 2023.

O Fórum SBTVD

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão e indústria de software, bem como representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa

O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui