3ª Mostra Cinemas do Brasil prorroga inscrições de filmes sobre cinemas de rua

Estão prorrogadas as inscrições de filmes para a 3ª Mostra Cinemas do Brasil, que será realizada no segundo semestre de 2021. O evento exibe exclusivamente filmes que apresentam os cinemas de rua do país como protagonistas das histórias na tela, além de filmes que dialogam com personagens frequentadores desses cinemas e com ações cineclubistas.  As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 31 de julho de 2021 por meio do site da Mostra.

Em continuidade às edições anteriores, a Mostra Cinemas do Brasil apresentará em 2021 um panorama de filmes que buscam homenagear os cinemas de rua do país e que propõem uma discussão sobre a atual situação desses monumentos arquitetônicos que, em sua maioria, antes mesmo da pandemia, encontravam-se de portas fechadas e sem nenhum tipo de reparo ou manutenção.

A primeira edição da Mostra Cinemas do Brasil, intitulada "Quando a sala de projeção vira personagem", foi realizada entre fevereiro e julho de 2019 em mais de 40 cidades brasileiras e exibiu 24 filmes sobre cinemas de rua do país, com abertura no Cinema Olympia em Belém-PA, por sua importância histórica e por ser o mais antigo cinema de rua do país em funcionamento. A segunda edição do evento, "No Mundo de 2020", aconteceu de forma online no site da mostra e exibiu 46 filmes e uma websérie, contando ainda com exibições na cidade de Aracaju/SE no formato drive-in, por meio de uma parceria com o Curta-SE 20 – Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe. 

O projeto Mostra Cinemas do Brasil é idealizado e coordenado por Eudaldo Monção Jr. com produção da Memorabilia Filmes. A curadoria da terceira edição será realizada por Eudaldo Monção Jr, diretor dos filmes "Cine Rio Branco", "Recordações de ontem", "Os cinemas do Brasil em tempos de pandemia" e "Os cinemas de rua de Aracaju" e por Priscila Urpia, curadora e integrante do Coletivo #CineRuaPE, Cineclube CineRua. A Mostra Cinemas do Brasil conta com o apoio da Revista Exibidor, Rede Terra Cult – Territórios culturais baianos, Coletivo #CineRuaPE e do site Apostila de Cinema – Discutindo a Sociedade a partir do Cinema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui