Foi lançado na quinta-feira, 6, o Manual da Nova Classificação Indicativa, com as mudanças nas regras de classificação para obras audiovisuais. O manual foi apresentado durante o Seminário Nacional sobre Classificação Indicativa, promovido pela Secretaria Nacional de Justiça nos dias 6 e 7 de julho, no Ministério da Justiça. Segundo notícias da agência de notícias do ministério, a nova Classificação Indicativa traz mudanças sobretudo quanto aos parâmetros utilizados para classificar a programação veiculada na TV.
Uma novidade é a adoção de símbolos para cada faixa etária. O Ministério da Justiça deve publicar na próxima semana uma portaria que determinará que fabricantes de jogos eletrônicos, cinemas e diversões públicas adotem e exibam os símbolos definidos na nova classificação indicativa para obras audiovisuais. Os símbolos servirão para orientar pais e responsáveis na escolha do tipo de entretenimento mais adequado para os filhos de acordo com a faixa etária.
Outra portaria, que deve ser publicada até o final do ano, determinará que as emissoras de televisão aberta passem a utilizar os símbolos para indicar a classificação de programas, filmes e novelas.
Foi criado ainda o selo "Especialmente Recomendado para Crianças e Adolescentes", que já foi concedido pelo MJ para uma produção nacional, a série "Juro que Vi", realizada pela Prefeitura do Rio por meio da MultiRio.
Programação