O filme "Brincar Livre: de dentro para fora", uma realização do Território do Brincar em parceria com o Instituto Alana, fala sobre a transição do brincar de dentro de casa – constatado no período mais restritivo da pandemia de Covid-19 – para fora desse ambiente, em um momento de maior flexibilização das medidas restritivas. O lançamento acontece nesta sexta-feira, dia 8 de julho às 13h, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, durante o Festival LED – Luz na Educação. Depois, o filme ficará disponível no canal do YouTube do Território do Brincar.
A co-diretora do documentário, Renata Meirelles, participa do cine-debate para contar sobre a experiência do grupo de pesquisadores do Território do Brincar que, durante seis meses, acompanhou e documentou em profundidade as histórias de 24 famílias de diferentes condições socioeconômicas da cidade de São Paulo. A diretora de Educação e Culturas Infantis do Instituto Alana, Raquel Franzim, também participa do evento para falar sobre a importância do brincar livre para o desenvolvimento integral das crianças.
Assista ao teaser:
"Desde 2012, o Território do Brincar apresenta diversidade e potencialidades do brincar espontâneo Brasil afora, porém, a pandemia fez com que a pesquisa ganhasse uma nova rota: o que antes era brincar na cidade se transformou em brincar em casa. Um resultado dessa fase da pesquisa foi o filme 'Brincar em Casa', lançado em março de 2021. Agora, o filme trará uma nova abordagem sobre como o brincar voltou a sair de casa depois de quase dois anos. Em 'Brincar Livre: de dentro para fora' será possível acompanhar a evolução do olhar dos pesquisadores sobre o tema", diz Renata Meirelles.
"Brincar é um dos maiores fatores de promoção da saúde integral das crianças. Com a pandemia e seus efeitos severos na vida das crianças, ele se mostrou ainda mais fundamental, tanto quanto atividades essenciais como se alimentar, dormir e aprender. E, daqui para frente, se quisermos de fato cuidar e prevenir mais prejuízos às crianças e adolescentes, o brincar deve ser compromisso real das famílias, das escolas, da sociedade e dos governos", ressalta Raquel Franzim.