CineBrasilTV estreia o documentário "Salve a Malandragem"

Neste sábado, dia 8 de agosto, às 21h30, o CineBrasilTV estreia o documentário "Salve a Malandragem", uma produção da Indiana Produções com roteiro, direção e montagem de Sérgio Rossini.

A ideia de um documentário sobre a malandragem carioca e sua relação com o samba surgiu em 2016, quando o diretor, Sérgio Rossini, estava filmando algumas rodas de samba ao mesmo tempo em que vivia um momento espiritual de muita força, após quase falecer por conta de um grave problema de saúde. Rossini decidiu, então, debruçar sua abordagem sobre Zé Pelintra – Entidade da Umbanda e Mestre do Catimbó – que simboliza e sintetiza esse arquétipo do malandro. Após o início das filmagens e já com o primeiro corte estruturado, o CineBrasilTV demonstrou interesse pelo projeto e, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e do pré-licenciamento do canal, a obra mergulhou mais profundamente sobre o tema, realizando filmagens em terreiros, apresentações de dança e rodas de samba e entrevistando historiadores, médiuns e personagens que pautam sua vida e seu trabalho no tema da malandragem.

"Salve a Malandragem" mostra como o tema e personagem estão representados no samba, no Carnaval, nos terreiros e também no cinema brasileiro. Entre os entrevistados, estão os historiadores Luis Antônio Simas, Claudia Matos e Geovana Dealtry; o sociólogo Gilmar Rocha; o dramaturgo Zeca Ligiero; o dançarino Jorge Ramos; o artista plástico Francisco Almada; os músicos Capoeira Machado, Osmar do Breque e Margareth Mendes; os Babalorixás Luizão D'Omolu e Delmo Ferreira, entre outros médiuns e artistas.

O documentário também conta com cenas ficcionais que ilustram os ensinamentos da entidade Zé Pelintra, na interpretação do ator Alexandre Rosa Moreno, que participou desde as primeiras filmagens, quando o filme ainda não contava com nenhum recurso financeiro.

Além da exibição neste sábado, o canal reprisa o filme no dia 13, quinta, às 23h; no dia 17, segunda, às 16h; no dia 25, terça, à 0h; no dia 27, quinta, às 23h; e no dia 29, sábado, às 21h30.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui