A 23ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica será realizada nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2020 – este ano, em função da crise sanitária global, o festival terá um formato especial online. As inscrições antecipadas, com tarifas especiais, já estão abertas e seguem até o dia 31 de agosto. Depois, abre-se o período de inscrições tradicionais, que vigora entre 8 de setembro e 9 de outubro.
O El Ojo anunciará nos próximos dias as categorias de premiação que reconhecerão o melhor trabalho de cada país da Ibero-América e o melhor da região, contemplando tanto ideias criadas antes da pandemia como aquelas desenvolvidas durante ela. A ideia é reconhecer o esforço que todos fizeram para continuar ao lado de seus consumidores e continuar ajudando no funcionamento de toda a engrenagem econômica, com anunciantes, agências, produtores e mídia reestruturando seus planos e projetos para se adequar ao atual contexto.
"Poderíamos ter adiado o festival para 2021, à espera de um momento mais calmo para realizá-lo. Mas o El Ojo sempre foi e é um espaço de encontro, debate, reflexão, inspiração e reconhecimento da melhor criatividade da América Latina e do mundo, com uma perspectiva latina. E em um ano tão difícil para a humanidade e para a indústria, não poderíamos estar ausentes. O El Ojo é o espaço perfeito para nos encontrarmos – virtualmente desta vez – para pensarmos juntos, analisarmos e compartilharmos as experiências e lições aprendidas neste momento sem precedentes. E não apenas sobre o que o Covid-19 gerou em nossas sociedades, mas também tudo o que está acontecendo em relação a temas como racismo, diversidade, questões de gênero, inclusão, meio ambiente e transformação digital, apenas para citar alguns dos tópicos do momento", declara em nota Santiago Keller Sarmiento, Presidente do Festival.