Em um cenário onde os festivais de cinema são geralmente eventos de curta duração, a Mostra Permanente de Curtas, promovida pela Estratosfilmes, surge como uma iniciativa diferente. Até o dia 2 de setembro, estão abertas as inscrições para o projeto, que busca oferecer uma programação diversificada e contínua de curtas-metragens, de forma gratuita e semanal ao longo do segundo semestre.
A Mostra Permanente de Curtas ocupa salas de cinema do centro de Goiânia com sessões aos sábados, proporcionando ao público um panorama abrangente da produção cinematográfica nacional, regional e internacional. Além disso, os diretores dos filmes selecionados são remunerados, ainda que de forma simbólica, com vista à valorização do trabalho dos realizadores.
Serão escolhidos cerca de 60 filmes, de todos os gêneros, de tema livre, falados ou previamente legendados em língua portuguesa, finalizados a partir de 2010. Os realizadores vão assinar um contrato de licenciamento, sem exclusividade, que permitirá a exibição do curta.
Uma novidade desta edição são os debates e palestras que ocorrerão ao longo do semestre, buscando aprofundar a reflexão sobre o curta-metragem. Entre os temas abordados, estão "O curta-metragem e a inventividade", "O curta como trampolim: Uma conversa sobre o uso do curta-metragem como estratégia para produzir filmes maiores" e "Os aprendizados do curta-metragem para o futuro de uma carreira no audiovisual". O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.