Nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, o longa-metragem "Manas" venceu o GDA Director's Award, principal prêmio da Jornada dos Autores (Giornate degli Autori), uma das mostras competitivas do Festival de Veneza, na Itália. "Manas", estreia da diretora Marianna Brennand em longas de ficção, é uma produção da Inquietude em coprodução com o Canal Brasil, Globo Filmes, Pródigo e Fado Filmes (Portugal). Dira Paes, Jamilli Correa, Fátima Macedo e Rômulo Braga integram o elenco.
O prêmio GDA Director's Award tem o objetivo de destacar obras audiovisuais autorais de cineastas emergentes. É concedido ao melhor diretor ou diretora uma premiação em dinheiro no valor de €20 mil para contribuir com a divulgação do filme. Este valor é dividido igualmente com a distribuidora internacional responsável pela promoção. O júri que compõe a mostra competitiva Giornate degli Autori é composto por dez ex-participantes do 27 Times Cinema, um programa que reúne anualmente cinéfilos de 27 países europeus para assistirem aos filmes selecionados para a competição. Este ano, a cineasta Joanna Hogg presidiu o grupo.
"Manas" retrata a história de Marcielle (Jamilli Correa), uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó, no Pará, e se vê imersa em um contexto de violências, principalmente da exploração sexual de crianças e adolescentes na região amazônica. A atriz Dira Paes interpreta uma policial que combate a exploração sexual infantil nas balsas da localidade.