43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo anuncia filmes selecionados

A organização da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo anunciou, neste fim de semana, os filmes selecionados. "Wasp Network", novo filme de Olivier Assayas, abre o evento no dia 16 de outubro, quarta-feira, em sessão para convidados no Auditório Ibirapuera. O longa, adaptação do livro "Os Últimos Soldados da Guerra Fria", de Fernando Morais, foi exibido no Festival de Veneza e tem no elenco Edgar Ramírez, Leonardo Sbaraglia e Wagner Moura, que estarão presentes na Mostra, assim como o diretor, que terá uma retrospectiva no festival: o evento vai exibir 15 títulos do diretor francês, como "Depois de Maio", "Horas de Verão" e "Vidas Duplas".

A programação segue com alguns destaques: o ganhador do Urso de Ouro no Festival de Berlim ("Sinônimos"), a Palma de Ouro no Festival de Cannes ("Parasita"), a Concha de Ouro no Festival de San Sebastián ("Pacificado") e o prêmio do júri de melhor documentário mundial no Festival de Sundance ("Honeyland"). "Dois Papas", novo longa de Fernando Meirelles protagonizado por Jonathan Pryce e Anthony Hopkins, encerra o evento no dia 30. O título, que retrata dois pontífices discutindo os rumos da igreja Católica, integrou a seleção oficial do Festival de Toronto, de Telluride e de outros festivais estrangeiros. Meirelles também produziu "A Grande Muralha Verde", dirigido por Jared P. Scott, que integra a programação. Protagonizado pela cantora mali Inna Modja, o documentário mostra uma jornada épica pela grande muralha verde africana.

Uma parceria com a Spcine levará o Theatro Municipal ao circuito da Mostra. Nos dias 18, 19 e 20, sexta, sábado e domingo, o espaço irá exibir quatro títulos brasileiros que tiveram destaque internacional, como os premiados "A Vida Invisível" (Cannes), que representa o Brasil na disputa para fazer parte da categoria Filme Estrangeiro no Oscar, e "Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou" (Veneza). E neste ano, a clássica sessão na parte externa do auditório Ibirapuera com acompanhamento da Orquestra Jazz Sinfônica ocorre no dia 2 de novembro, sábado, com a exibição de "O Gabinete do Dr. Caligari", de Robert Wiene, em homenagem ao centenário do filme.

Entre as novidades, a Mostra apresenta três episódios diários de podcast, sendo o primeiro no dia 5 de outubro com a diretora da Mostra, Renata de Almeida, além de um ciclo baseado nos depoimentos à seção Memórias de Cinema, como os de Hector Babenco e Rubens Ewald Filho. O crítico de cinema também será homenageado com a exibição de "O Mágico de Oz", um de seus filmes preferidos. Já o Fórum Mostra retorna para sua terceira edição promovendo discussões relativas à política do setor e questões ligadas aos processos criativos. 

Formam o júri desta edição da Mostra a cineasta e atriz Maria de Medeiros, a produtora Xénia Maingot e o diretor e roteirista Lisandro Alonso. Neste ano, o evento exibe cerca de 300 títulos de variados países e estilos em mais de 27 locais, entre cinemas, espaços culturais, CEUS e museus espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre.

Apresentam a 43ª Mostra o Ministério da Cidadania, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a Prefeitura de São Paulo e o Itaú. Por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do Proac, o patrocínio master do Itaú; o patrocínio da Spcine, da Prefeitura Municipal de São Paulo/Secretaria de Cultura e da Sabesp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui