MPDFT abre inquérito contra programa televisivo "Top Game"

O Ministério Público dos Distrito Federal e Territórios (MPDFT) por meio da sua Segunda Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos do Consumidor, instaurou um Inquérito Civil Público (ICP) contra o programa televisivo "Top Game". O órgão diz que o programa divulga premiações aos telespectadores participantes dos jogos, sem jamais entregá-las aos vencedores, e que estes são surpreendidos por cobranças vultosas relativas às ligações telefônicas realizadas para o programa, cujos valores não foram devidamente informados. O programa até 2017 era transmitido pela TV Bandeirantes. A produção é da produtora G2PTV, localizada em São Bernardos do Campo.

O inquérito do MPDFT é uma resposta a uma série de denúncias que o programa já recebeu por não pagar os vencedores dos jogos. No site Reclame Aqui, há várias denúncias de telespectadores que alegam terem sido enganados pelo Top Game. O formato usado é o mesmo usado em todos os CallTVs. É exibido na tela um desafio, o apresentador convida o público a ligar para o número de telefone do programa para falar ao vivo e acertar a resposta do desafio. A ligação custa algo em torno de R$ 5,92 por minuto.

Ao ligar, o telespectador participa de um jogo, onde ele tem que confirmar se tal afirmação é verdadeira ou falsa. O participante precisa de um número mínimo de pontos para ser escolhido para falar ao vivo e responder o desafio. Acertado o desafio, ele é convidado a adivinhar uma sequência de letras e números para ganhar um prêmio bônus.

Para o MP, a ausência de transparência gera dúvidas sobre como esses programas funcionam. No caso do "Top Game", essa foi a motivação que com que Ministério Público de Sergipe, abrisse um inquérito para investigar "eventuais problemas na transmissão do programa denominado Top Game", depois de oito denúncias feitas para o Procon, se baseando no código de defesa do consumidor – as pessoas alegavam nas denúncias que tinham ganhado o prêmio, mas não conseguiram retirar.

Este noticiário tentou contato com a G2PTV, ligando no telefone que consta no seu site, mas ninguém atendeu a ligação.

2 COMENTÁRIOS

  1. Ganhei um premio de 2.000,00 dois mil reais em 2018 no top game na rede Brasil de televisão e nunca recebi, mandei todos os documentacao autenticado em cartório envie os por sedex conforme as normas e nao pagaram o prémio, e pediam para eu ligar no escritorio e so me maltratavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui