Nat Geo estreia em março o "Posso Explicar", primeiro talk show nacional do canal

O National Geographic estreia em março seu primeiro talk show. "Posso Explicar" é o primeiro talk show 100% brasileiro do canal e tem como proposta apresentar a ciência de forma descomplicada e com entretenimento e humor. O programa, que conta com apresentação da atriz Miá Mello, é produzido localmente pela Moovie com supervisão de Eduardo Rosemback. A direção é de Gui Conti e a equipe de produtores é formada por Fernando Semenzato, Camila Luppi, Jerome Merle, Eduardo Rosemback, Guilherme Valentini, Renata Rudge e Renata Artigas. Roteiro e pesquisa são assinados por André Brandt e Gui Cintra. 

"A Nat Geo está sempre pensando em como transmitir conhecimentos científicos de forma entretida e divertida – gosto de comparar com os professores que tínhamos no primário, que nos ensinavam as coisas de forma a nos motivar e nos manter interessados naquele assunto. A ciência é maravilhosa, mas pode ser bem complexa de aprender. Por isso, para o programa, decidimos que a apresentação deveria ficar com alguém que fosse muito divertido e didático", apresenta Fernando Semenzato, líder de desenvolvimento e produção da National Geographic e Nat Geo Kids, em entrevista exclusiva para TELA VIVA. "Desenvolvemos um conceito de late night show científico, algo nunca feito antes. A princípio, pensamos que seria loucura tentar um formato assim. Mas depois, quando começamos a ver na prática a combinação da Miá com os convidados, achamos incrível. O próximo passo foi determinar quais experimentos seriam feitos, quais quadros teríamos e como a ciência estaria de fato presente. Foi assim que surgiu o 'Posso Explicar'", completa. 

Produção original para a TV brasileira, o "Posso Explicar" conta com 16 episódios na primeira temporada – cada um deles construído em função de um tema específico do universo da ciência e trazendo como convidado um famoso, escolhido por ter alguma ou muita experiência para contribuir com o papo. Ao longo dos 30 minutos de duração de cada programa, Miá Mello recebe a celebridade da vez para ser entrevistada e participar de quadros variados, que vão desde esquetes humorísticas a experimentos científico-tecnológicos com cientistas de verdade. No palco, além de Miá, estão João Brasil (à direita, na foto), músico, e Allan Rodrigues (à esquerda), professor de física e cientista residente da atração. 

"Esse lançamento nacional é profundamente importante para nós. É um orgulho estar lançando o primeiro talk show 100% brasileiro do canal e o primeiro talk show cientifico da América Latina apresentado por uma mulher. O talento brasileiro é realmente espetacular. Mesmo que eu esteja nos Estados Unidos há muito tempo e tenha trabalhado e vivido na Argentina antes, não há nada como o humor brasileiro", elogia Semenzato. "Por conta da pandemia, não pude acompanhar as gravações de perto, somente de forma remota, e eu ria sozinho enquanto elas aconteciam – ria das coisas que davam certo e das que davam errado também, como os experimentos que às vezes não saiam como imaginávamos. Foi uma experiência perfeita. Devo muito crédito à produtora nacional, a Moovie, e ao Eduardo Rosemback. Ele e sua equipe fizeram um trabalho espetacular", acrescenta o executivo. 

E falando na pandemia, o "Posso Explicar" sofreu algumas alterações em função da mesma – como o adiamento das gravações, por exemplo, que estavam previstas para o primeiro semestre do ano passado. "Redesenhamos o formato a partir do que seria possível fazer naquele contexto e começamos a gravar em outubro. O mais importante para nós era ter todo o cuidado possível para que ninguém ficasse exposto ao vírus. Gravamos em duas semanas e, nesse período, fizemos 700 testes de Covid. Contamos ainda com todos os protocolos, como uso de máscara, distanciamento e higienização. Isso mudou nossa forma de produzir e trabalhar em todos os sentidos. É uma nova experiência. Foi um desafio, mas nada tirou o humor do programa", conta o produtor. 

Semenzato fala também sobre a escolha da Miá Mello como apresentadora: "Ela é muito talentosa e extremamente inteligente. Foi muito fácil escolhe-la, ela estava muito alinhada ao estilo dos nossos programas. O que nós precisávamos era de uma apresentadora que pudesse extrair o melhor dos convidados –  e combinação dela com o Allan e o João funcionou muito bem. A Miá é dinâmica, tem energia e é didática – ao final dos 30 minutos de programa, dá para aprender algo sobre ciência, tecnologia, meio ambiente ou o tema da vez". 

Por fim, Semenzato reflete: "Sabemos que, hoje, falar sobre ciência no Brasil é um desafio. Mas é importante ressaltar a capacidade do programa de fazer a gente rir. Vivemos meses terríveis e, agora, poder rir e aprender ao mesmo tempo é maravilhoso". 

"Posso Explicar" estreia em março na Nat Geo, ainda sem data definida. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui