O audiovisual de Minas Gerais terá presença confirmada no LatAm Content Meeting 2025, que acontece de 10 a 12 de março, no Rio de Janeiro. O evento internacional dedicado a conteúdos de não-ficção é voltado para profissionais do audiovisual e tem o propósito de fomentar conexões e gerar oportunidades de negócios, promovendo a integração dos profissionais do audiovisual da América Latina com parceiros globais.
Serão apresentadas 19 produções de Minas Gerais, representadas por 14 produtoras filiadas ao SINDAV-MG, vindas de Belo Horizonte, Cataguases/MG, Ouro Preto/MG e Varginha/MG. Para a presidente da SINDAV-MG, Daniela Fernandes Alves, o evento é uma oportunidade de aumentar a presença nacional e internacional do cinema mineiro, além de estimular a coprodução e a distribuição dos filmes dentro e fora do país.
As produtoras participantes são: Bezouro Filmes, com a série "Expedição Azulejaria Brasileira", de Bruno Pacheco; a Camisa Listrada, com o filme "A Engenharia do Crime", de Fernanda Araújo, e a 3ª temporada da série "Coisas Daqui", de João Flores; a Espacial Filmes com os longas-metragens "Roça Wiskey" e "Sá Rainha e os Capitães do Mar", os dois de Igor Bastos; Faz Cultura Produtora, com "Magos da Cultura Popular", de Idmara Galo; a Guerrilha.Co com "Além da Paisagem" e "O Ambientalista", de Marcelo Marques; a Immagini Animação com "A Jornada da Cachaça", de Carlos Ribas, e "Canastra, O Queijo de Ouro", de Guilherme Reis; e Le Petit, com os médias-metragens "Mercearias de Beagá", de Nani Rodrigues e Marcos Londero, e "Candeeiro do Vale", de Daniela Fernandes e Marcella Cabral.
Também estarão presentes: Navalha Produtora Audiovisual com "Um Lugar Borum-Kren", de Maíra Lana; Ouseria Produções com o curta-metragem "Coletivo Pérola Negra", de Reginaldo Marques Silva; Ponta Anzol Filmes com "Outubro", de Vinícius Correia; Sabotage Filmes com "Brasil Hip Hop – As Origens de Uma Cultura", de Daniel Veloso e Gustavo Brandão; StoryLab com "AutoFicção", de Ricardo Targino; Tangente Filmes com a série "Tambaquari", de Isael Maxakali e Filipe Schettini; e Trade Produção, com "Estadual Central – Arquitetura do Livre Pensar", de Mário Lúcio Brandão Filho e Gustavo Brandão.
A presença mineira no LatAm Content Meeting 2025 acontece graças a uma iniciativa do SINDAV-MG em parceria com a Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, uma das patrocinadoras do evento, e a Minas Play, plataforma pública de streaming com conteúdos exclusivos que valorizam a cultura e as singularidades do estado de Minas Gerais. "A participação do audiovisual mineiro neste evento é de extrema importância, pois proporciona visibilidade para expressiva produção local e fortalece a presença de Minas Gerais no cenário global, abrindo portas para novas parcerias e desenvolvimento de projetos internacionais", comenta a diretora-presidente da Codemge, Luísa Barreto.
A Codemge já possui um histórico de parceria com o audiovisual mineiro. Ao longo dos anos, a Companhia investiu milhões no setor de audiovisual mineiro por meio de editais, patrocínio de eventos e realização das primeiras edições da MAX. Foram lançados seis editais – três para produção de roteiros, um em parceria com a Rede Minas, e três para produção de longas-metragens em parceria com a Ancine, contemplando 96 projetos audiovisuais.