O Streaming Ladies surgiu há cerca de quatro meses como uma iniciativa da Abotts (Associação Brasileira de OTT e Streaming). O objetivo inicial é dar visibilidade às mulheres que trabalham na indústria de streaming por meio de painéis e participação em eventos do mercado, além de reuni-las em encontros para aproximação e troca de experiências.
Paloma Santucci, diretora regional da Accedo.tv para a América Latina e, agora, head do Streaming Ladies, está à frente da iniciativa. Em entrevista exclusiva para Tela Viva, ela relembrou o processo de criação do grupo. "Começamos o Streaming Ladies de uma maneira informal, num almoço, quando tentamos contar nos mãos quem são as mulheres do mercado de OTT e streaming nos eventos. Percebemos que, quanto mais de engenharia e tecnologia o evento se trata, mais homens estão presentes. Então a ideia era juntar essas mulheres de alguma forma. A partir daí, entendemos que seria possível usar o poder da Abotts para estruturar esse projeto e criar de fato um vínculo entre essas mulheres, além de mostrar ao mercado quem são elas", explicou. "Há mulheres que já têm certa visibilidade, mas porque são de áreas como vendas, marketing e PR. Aquelas que são de engenharia e produto, ou seja, que estão por trás dos negócios, ficam mais escondidas. E vale a pena mostrar o trabalho feito por trás dessas grandes empresas de mídia", acrescentou.
Santucci pontuou que já existem hoje muitos grupos específicos para mulheres de áreas como telecomunicações, mídia e broadcast, mas ainda nenhum do segmento de streaming e OTT. "E essa não é só uma deficiência brasileira, e sim a nível LatAm. Tem muita mulher na América Latina trabalhando nesse mercado e que a gente desconhece, que não são mostradas. Nossa intenção então foi criar um grupo onde a gente reunisse a maior quantidade de mulheres que trabalham nesse mercado ao redor do continente".
Por enquanto, o Streaming Ladies tem um grupo no Linkedin, com cerca de 80 pessoas, e, com o apoio da Abotts, um subcanal dentro do podcast da associação, o "Abotts Cast", disponível no YouTube, com entrevistas com mulheres da indústria. No primeiro episódio, Santucci foi entrevistada por Yassue Inoki, presidente da Abotts, para apresentar o projeto. Nos seguintes, é Santucci quem entrevista as profissionais sobre suas trajetórias. A ideia é lançar novos episódios quinzenalmente sempre nesse formato de bate-papo com mulheres da área. "Queremos trazer nomes fortes do mercado até para mostrá-las como referência para o mundo feminino", disse a diretora.
As interessadas em participar da iniciativa podem pedir para entrar no grupo do Linkedin, que é onde estão concentradas as integrantes do Streaming Ladies. Com base nesse grupo, serão promovidos encontros e divulgadas parcerias e benefícios, como descontos em assinaturas de serviços de streaming e em credenciais para eventos. "Minha atuação agora está em gerar valor para esse grupo e criar espaços para nós nesses eventos. A intenção é dar voz para essas mulheres e reuni-las de alguma forma. Vamos seguir por esse caminho e, depois, entender como podemos crescer", resumiu Santucci.
Pensando nesses grandes eventos, o objetivo do Streaming Ladies é promover, dentro de suas programações, painéis de mulheres. "Não é só garantir a participação de pelo menos uma mulher em cada painel, como se fosse uma cota, e sim realizar painéis totalmente femininos", ressalta. Nesse sentido, ela citou a primeira participação oficial do grupo: foi no Congresso Fala Norte Nordeste, em Recife, em novembro passado. Participaram, além de Santucci, Yassue Inoki, da Abotts; Carolina Vargas, da Stenna/CNBC; Luciana Melo, da LooPlay; e Ticiani Aguiar, da NPAW. "Foi um painel para debater questões não somente voltadas a dificuldades e desafios, mas também para entender a opinião dessas mulheres sobre o mercado e o futuro. Foi muito interessante. Tivemos um cuidado grande porque a maioria da audiência é masculina, mas o resultado foi muito positivo", celebrou a diretora.
Para o futuro, a intenção é fortalecer cada vez mais o grupo e expandi-lo também. "A Abotts tem em seus planos uma expansão para a América Latina. Com isso, também podemos considerar a expansão do Streaming Ladies. O grupo já é aberto para todo o continente latino-americano e a ideia é ter pelo menos uma representante de cada país relevante dessa indústria, como México, Argentina, Colômbia e Chile, para que elas consigam executar em seus territórios as mesmas atividades que executamos aqui, como esses encontros. E aí, uma ou duas vezes por ano, nos eventos globais, como o NAB Show, nos reunirmos. Hoje, já temos algumas mulheres da LatAm relevantes no grupo, de empresas como Roku, Warner Music e Comscore", concluiu Santucci.
A presidente da Abotts, Yassue Inoki, também falou sobre a iniciativa: "O Streaming Ladies foi concebido com a missão de fortalecer e ampliar a representatividade feminina no setor de OTT e streaming. Como parte essencial da estrutura da Abotts, o grupo atua alinhado aos princípios e diretrizes da associação, promovendo conexões, desenvolvimento profissional e oportunidades para mulheres da indústria. Nosso compromisso é expandir esse movimento não apenas dentro da nossa comunidade, mas também unindo forças com iniciativas globais que compartilham do mesmo propósito. Dessa forma, reforçamos a missão da Abotts de impulsionar a inovação e a diversidade no mercado, garantindo que o Streaming Ladies continue crescendo e ampliando sua relevância no setor".