Jangada VOD permite aluguel de longas brasileiros no território francês

Começa nesta terça-feira, 09 de abril, a 21ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris. Serão exibidos 23 longas, entre ficção e documentário, no cinema L'Arlequin, localizado no Quartier Latin.

Uma das principais novidades do evento este ano é que, junto dele, está sendo lançada a Jangada VOD, plataforma exclusiva de longas brasileiros na França. "É uma continuidade do Festival e, por isso, será lançada somente na França. Mas aos poucos lançaremos em outros territórios. A plataforma contará com cerca de 100 filmes e, no início, trabalharemos só com modalidade rental – o aluguel dos filmes vai custar entre três e quatro euros, em média. O Brasil tem lançado cerca de 150 filmes por ano, mas apenas 10 chegam às salas de cinema na França. Com a Jangada VOD, o público terá acesso a muitos outros filmes.", detalha Katia Adler, idealizadora e diretora da 21ª edição do Festival, em entrevista exclusiva para TELA VIVA. Katia conta ainda que a plataforma é uma iniciativa que conta com investimentos próprios. "Não buscamos parceiros, mas talvez no futuro, para que possamos expandir para outros países, precisaremos de investidores.", adianta. Entre as obras que serão disponibilizadas, estão ficções como "O Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho, e "Elis", de Hugo Prata, além de documentários como "Estamira", de Marcos Prado, e "Meninas" de Sandra Werneck.

Outro destaque desta 21ª edição do Festival é o fato de que, pela primeira vez, 50% dos filmes selecionados foram feitos por mulheres. "Quando comecei a seleção, não tinha essa ideia na cabeça. Em um momento, percebi que a lista que estava fazendo teria a possiblidade de ter 50% de diretoras. A partir daí, passei a buscar mais títulos de realizadoras. Isto pode ter sido fruto e resultado dos esforços que têm sido feitos para dar mais espaço às mulheres e à necessidade de expressarmos nosso olhar.", analisa Katia. "A paridade é essencial no mundo de hoje. Trazer o olhar da mulher no contexto atual e de outras minorias é fundamental. A diversidade brasileira precisa estar representada no audiovisual. Nesta edição, teremos a presença de muitas diretoras, o que nos permitirá realizar debates com o público. Entre elas, estão Flávia Castro ("Deslembro"), Joana Mariani ("Todas as canções de amor"), Susanna Lira ("Torre das Donzelas") e Isa Albuquerque ("Codinome Clemente").

O filme de abertura do Festival será "O Beijo no Asfalto", de Murilo Benício, adaptação da peça de Nelson Rodrigues, que está na competição. Já os filmes de encerramento são "Marighella", de Wagner Moura, e o documentário "Amazônia Groove", de Bruno Murtinho. Nesta edição, foram selecionados 11 documentários de diversas temáticas, alguns abordando questões sociais e políticas, como "A Última Abolição", de Alice Gomes, e "Torre das Donzelas", de Susanna Lira, e outros são retratos culturais do Brasil, como "My name is now, Elza Soares", de Elizabeth Martins Campos, e "Orlamundo", de Orlando Morais.

Por fim, como parte integrante da programação, ocorrerá o 2º Fórum Audiovisual França-Brasil, no dia 16 de abril, na Embaixada do Brasil em Paris. "O Fórum é um espaço criado para promover a aproximação de criadores, produtores, distribuidores e canais de TV franceses e brasileiros de forma a contribuir para que mais projetos sejam desenvolvidos em parceria. Acreditamos que a participação de parceiros internacionais contribuirá de forma consistente para termos filmes mais universais e com possibilidades de venda em mais territórios. Esta segunda edição comemora os 50 anos da assinatura do acordo de coprodução cinematográfica entre França e Brasil e discute o futuro da nossa cooperação e o surgimento de novas oportunidades a partir da inclusão do segmento de televisão. Em breve esperamos que a revisão do acordo seja regulamentada, para a inclusão deste segmento importantíssimo e que ampliará ainda mais a quantidade de coproduções entre os dois países.", discorre Katia.

Entre os nomes já confirmados para o Fórum deste ano, estão Soizic Gelbard, da Gaumont Télévision, que no Brasil foi responsável pela premiada série "A Hora do Crime" do Studio +, coproduzida pela Gullane Entretenimento; e Juliette Lepoutre e Pierre Menahem, da produtora e distribuidora Still Moving, responsáveis pela coprodução e distribuição de quatro filmes brasileiros. Haverá ainda um painel inteiramente dedicado a apresentar o mercado brasileiro, as linhas de financiamento do FSA, em especial a linha MUNDO, e todas as possibilidades de parceira entre o Brasil e a França. Este será realizado com o assessor do diretor-presidente da Ancine, Daniel Tonacci, que também é coordenador do grupo de trabalho para a atração de produções e promoção de coproduções internacionais, e o presidente do Sicav, o produtor Leonardo Edde, da Urca Filmes.

"A manhã terminará com um coquetel para promover o networking entre profissionais brasileiros e franceses. Entre eles, estarão todos os representantes do Brasil, os palestrantes franceses, além de Ricardo Monastier, da produtora e distribuidora MPM Film, brasileiro radicado em Paris responsável pela venda do filme 'Elis' para diversos territórios; Alexandre Charlet, da Swan, responsável pela produção executiva das filmagens de 'De pernas para o ar 3', de Julia Rezende; Noor Sadar, da produtora independente Frenchkiss; e Juliette Le Ruyet, da Elle Driver, distribuidora do filme 'Marighella', de Wagner Moura.", finaliza a diretora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui