O Grupo Telefónica anuncia durante o MipTV, evento de conteúdo que acontece esta semana em Cannes, que começou a desenvolver conteúdo original de ficção na América Latina, ampliando o esforço de criação de conteúdo em espanhol iniciado há dois anos, através da Movistar+, na Espanha. A nova área de conteúdo na região fica sob a gestão da diretora e produtora Joanna Lombardi, nomeada diretora para a América Latina Telefonica Fiction.
O Brasil não está entre os países que terão conteúdos originais do grupo, uma vez que há uma limitação legal no país. Por conta da separação entre plataformas e produção de conteúdo imposta pela Lei 12.485/11, a Lei do SeAC, as operadoras de telecom não podem produzir conteúdo no Brasil e nem mesmo adquirir direitos esportivos.
Por aqui, a operadora chegou a contar com conteúdo exclusivo, inclusive desenvolvido localmente, através de um acordo com o serviço Studio+, da Vivendi. O conteúdo de ficção e de documentários do serviço foi criado especificamente para as telas móveis. No Brasil, o serviço foi lançado em 2017 com conteúdo original produzido pela Gullane Filmes. O Studio+, no entanto, foi descontinuado em todo o mundo.
Conteúdo
A pré-produção de três conteúdos originais já começou na Colômbia e no Peru, com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano. Desde que começou a criar conteúdos, em 2017, o grupo já lançou 19 séries originais, destinadas exclusivamente aos clientes da Telefónica, nos mercados onde opera, como em outros cinquenta países em todo o mundo, por meio de acordos de distribuição internacional.
De acordo com nota do grupo, o conteúdo – principalmente o conteúdo original da ficção – é parte fundamental da oferta de serviços de vídeo da Telefónica, sendo apontado como elemento de diferenciação. O conteúdo original é destinado tanto aos serviços móveis quando fixos. A empresa tem quase 9 milhões de clientes de TV paga em todo o mundo.
As duas primeiras séries latino-americanas serão uma comédia peruana que combina ficção e realidade e uma série juvenil que se passa na Bogotá da década de 90. A distribuição na região será através do canal Movistar Série, disponível na América Latina desde fevereiro 2018, e do Movistar TV and Play, um aplicativo para os mais de 110 milhões de usuários móveis na região, com exceção do Brasil, pelos motivos expostos acima.
Será um filme mostrando quão irritante é o seu telemarketing, que liga INSISTENTEMENTE para nossas casas para empurrar seus produtos?