Ancine anuncia vencedores do edital de coprodução com Portugal

A Ancine, em parceria com o ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal) anunciou nesta semana os projetos vencedores do Edital de Coprodução Brasil-Portugal 2014. Os vencedores receberão um total equivalente a US$ 600 mil  em apoio à produção.

A comissão de seleção formada pelo assessor internacional da Ancine Eduardo Valente, pela cineasta brasileira Tata Amaral, pela presidente do conselho diretivo do ICA Filomena Serras Pereira, e pelo diretor de departamento do cinema e do audiovisual do ICA Paulo Gonçalves, selecionou quatro projetos de longas-metragens entre os nove habilitados – dois com produção majoritária de cada um dos países parceiros.

Entre os projetos de coprodução majoritariamente portugueses, foram selecionados "Cinzento e Negro", de Luís Filipe Rocha, apresentado pela coprodutora minoritária brasileira Luz Mágica Produções Audiovisuais, e "Seara de Vento", de Sérgio Tréfaut, apresentado pela Refinaria Produções, coprodutora brasileira em condição minoritária. Cada um deles receberá apoio financeiro no valor equivalente a 150 mil dólares, oferecido pela ANCINE às empresas brasileiras.

Já os projetos "Um Animal Amarelo", de Felipe Bragança, apresentado pela coprodutora portuguesa minoritária O Som e a Fúria Produção Audiovisual, e "Um Certo Joaquim", de Marcelo Gomes, apresentado pela portuguesa Ukbar Filmes – Produção de Longas e Curtas-Metragens na condição de coprodutora minoritária receberão aportes equivalentes a 150 mil dólares a serem disponibilizados pelo ICA às empresas portuguesas.

Realizados desde 2005, os editais com Portugal representam a ação bilateral mais antiga da Ancine.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui