Transmissão em 8K da Globo utiliza rede DWDM da Padtec 

Rio de Janeiro - Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Estádio do Maracanã. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Durante os Jogos Olímpicos, a Rede Globo demonstra em parceria com a emissora japonesa NHK as primeiras transmissões terrestres na resolução 8K (que é 16 vezes maior do que as HDTV comuns) em exibição no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A infraestrutura de rede que conectará o data center da emissora carioca ao local é da Padtec, que fornece a plataforma LighPad para agregar diversos sinais em uma única fibra com a tecnologia DWDM.

Em comunicado, a companhia diz ter protocolos específicos para a transmissão de vídeos em alta resolução e que, por isso, consegue a alta capacidade de tráfego de dados necessária. A Padtec também será o braço responsável pela implantação no site da Rede Globo e pela operação e manutenção da rede durante o evento.

Esta é a primeira vez no mundo em que haverá uma transmissão terrestre ao vivo em 8K. A Globo vem investindo na produção de conteúdo em UHD desde 2012, quando produziu em 4K o filme "O Tempo e o Vento". Desde então, a emissora ampliou o seu parque tecnológico e, atualmente, disponibiliza os títulos "Ligações Perigosas" e "Dupla Identidade", também em 4K, pelo Globo Play. A emissora exibiu ao vivo nesta resolução a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos na última sexta-feira, 5, por meio do aplicativo para smart TVs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui