Evento
08/10/2019, 22:12

Curta Cinema anuncia sua seleção oficial

O Festival Curta Cinema anuncia sua seleção oficial de filmes que serão exibidos ao longo do evento, que acontece entre 30 de outubro e 6 de novembro no Estação Net Botafogo, Cinemaison e Cinemateca do MAM. A seleção de 153 filmes foi feita entre os 3400 curtas recebidos, vindos de 35 países e de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Os curtas foram distribuídos pelas competições Nacional e Internacional, pelos Panoramas -Carioca, Brasil e Latino Americano – e pelas mostras especiais – Primeiros Quadros, Em Trânsito, Interzona e Infanto-Juvenil.

Entre os filmes selecionados pelo comitê, destaque para a estreia nacional do novo filme da cineasta Daniela Thomas, – que já teve um longa metragem em competição do Festival de Cannes – 'Tuã Ingügu (Olhos D'Água)'; 'Xandoca', do cineasta indígena Takumã Kuikuro, premiado no Festival Curta Cinema de 2006; 'Extratos' novo curta da cineasta Sinai Sganzerla, que apresenta um belo registro de imagens feitas pelo seu pai, o cineasta Rogério Sganzerla, com sua mãe, Helena Ignez. Além de 'Estrondo', novo curta do cineasta carioca Felipe Nepomuceno e 'O Muro Era Muito Alto', do animador Marcelo Marão, que serão exibidos na abertura do festival, no próximo dia 30 de outubro.

Na competição internacional, curtas que passaram na seleção oficial 2019 de festivais como Cannes, Veneza, Locarno e Berlim.

Nesta edição, o Curta Cinema apresenta duas mostras de curadoria convidada: pelo segundo ano consecutivo, a pesquisadora Laís Rodrigues elaborou um programa especial para sua Mostra VIDEOERA. E, pela primeira vez, com curadoria do Hernani Heffner, em parceria com a Cinemateca do MAM, o festival exibe a Mostra "Tesouros do Curta em 35mm", filmes em películam, na Sala da Cinemateca.

Entre as mostras paralelas à competição, está o Panorama Brasil, que apresenta uma abrangência maior da produção nacional entre 2018 e 2019, com filmes premiados e outros selecionados para o público carioca. Em Primeiros Quadros, o festival dá oportunidade aos primeiros filmes de novos realizadores, já o programa "Em Trânsito", aborda o olhar do Brasil sobre o estrangeiro a partir das perspectivas dos realizadores, enquanto a "Interzona", exibe filmes com a temática horror.

Para o público jovem, o Festival apresenta os programas Infanto-Juvenil e Infantil, que, mais uma vez, tem seu line up proposto pela organização do Dia Mundial da Animação.

Além das mostras e programas, o Curta Cinema oferece atividades paralelas como uma Masterclass de Direção ministrada por Sandra Kogut, e as oficinas do "Mercado Curta Cinema" – Oficina de Desenvolvimento de Documentário, Storytelling e Realidade Aumentada. As inscrições para tais atividades devem começar na semana que vem.

A programação completa estará disponível em breve no site do festival.

SELEÇÃO OFICIAL – FESTIVAL CURTA CINEMA 2019

ABERTURA

  • 2 ou 3 choses de Marie Jacobson, de Anne Azoulay, França, 2019
  • Agora como Antes, de Thiago Carvalhaes, SP, 2019
  • Aiku'è, de Mariana Villas-Bôas, RJ, 2019
  • Estrondo, de Felipe Nepomuceno, RJ, 2019
  • O Muro era muito alto, de Marcelo Marão, RJ, 2019

COMPETIÇÃO OFICIAL

COMPETIÇÃO NACIONAL

  • A ética das hienas, de Rodolpho de Barros, PB, 2019
  • A Nave de Mané Socó, de Severino Dadá, RJ, 2019
  • A Profundidade da Areia, de Hugo Reis, ES, 2019
  • A volta para casa, de Diego Freitas, SP, 2019
  • Água e Sal, de Luisa Mello, RJ, 2019
  • Amor aos vinte anos, de Toti Loureiro e Felipe Poroger, SP, 2019
  • Auto Falo, de Caio Dornelas, PB, 2019
  • Avoada, de Magno Pinheiro, RJ, 2019
  • Baile, de Cíntia Domit Bittar, SC, 2019
  • Caçador, de Leonardo Sette, PE, 2018
  • Carne, de Camila Kater, SP, 2019
  • Estamos sendo, de Claryssa Almeida, MG, 2019
  • Extratos, de Sinai Sganzerla, SP, 2019
  • Guará, de Fabrício Cordeiro e Luciano Evangelista Luciano, GO, 2019
  • Ilhas de Calor, de Arthur Macedo Ulisses, AL, 2019
  • Joderismo, de Marcus Curvelo, SP, 2019
  • Jorge, de Jéferson, RJ, 2018
  • Looping, de Maick Hannder, MG, 2019
  • Malandro de Ouro, de Flávio C. von Sperling, MG, 2019
  • Marie, de Leo Tabosa, PE, 2019
  • Nove águas, de Gabriel Martins e Quilombo dos Marques, MG, 2019
  • Planeta Fábrica, de Julia Zakia, SP, 2019
  • Quebramar, de Cris Lyra, SP, 2019
  • Rã, de Ana Flavia Cavalcanti, SP, 2019
  • Revolver, de Frederico Benevides e Tadeu Capistrano, 17 min, RJ, 2019
  • Rocha, de Luiz Matoso, MG, 2019
  • Sangro, de Tiago Minamisawa e Bruno Castro, SP,
  • Sem Asas, de Renata Cilene Martins, SP, 2019
  • Sol, de Higor Mourão, SP, 2019
  • Thinya, de Lia Letícia Leite, PE, 2019
  • Tuã Ingügu (Olhos D'Água), de Daniela Thomas, RJ, 2019
  • Xandoca, de Takumã Kuikuro, MT, 2019

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

  • Above us only sky, de Arthur Kleinjan, The Netherlands, 2019
  • Acadiana, de Guillaume Fournier, Samuel Matteau, Yannick Nolin, Canada, 2019
  • All Fires the Fire, de Efthimis Kosemund Sanidis, Greece, 2019
  • Blue Boy, de Manuel Abramovich, Argentina / Germany, 2019
  • Cães que ladram aos pássaros, de Leonor Teles, Portugal, 2019
  • Club Splendida, de Caio Amado Soares, Germany, 2019
  • Destierra, de Juan David Mejía Vásquez, Colombia, 2019
  • Dia de Festa, de Sofia Bost, Portugal, 2019
  • Dossier of the dossier, de Sorayos Prapapan, Thailand, 2019
  • Em Caso de Fogo, de Tomás Paula Marques, Portugal, 2019
  • Fakh (The Trap), de Nada Riyadh, Egypt / Germany, 2019
  • Figurant, de Jan Vejnar, Czech republic / France, 2019
  • Greykey, de Enric Ribes, Spain, 2019
  • GÜNST UL VÁNDRAFOO (Ráfagas de vida salvaje), de Jorge Cantos, Spain, 2019
  • Hãy t?nh th?c và s?n sàng (Stay Awake, be Ready), de An Pham Thien, Korea (south) / USA / Vietnam, 2019
  • Hierophany, de Frank O'Neill, USA, 2018
  • Home, de Alejandro Alonso, Cuba, 2019
  • Insectopedia, de Antoine Fontaine, Belgium / France, 2019
  • KEMBALILAH DENGAN TENANG (Rest in peace), M. Reza Fahriyansyah, Indonesia, 2018
  • Kolektyviniai sodai (Community Gardens), de Vytautas Katkus, Lithuania, 2019
  • La siesta, de Federico Luis Tachella, Argentina, 2019
  • Mabat shlishi (Third Look), de Efrat Rasner, Israel, 2019
  • Monstruo Díos, de Agustina San Martín, Argentina, 2019
  • Nachts sind alle Katzen grau (All Cats Are Grey in the Dark), de Lasse Linder, Switzerland, 2019
  • NILALANG (Of Beings and Deceit), de Juan Carlo Tarobal, Philippines, 2019
  • Scarcity, de Przemek W?grzyn, Poland, 2019
  • Soledad, de Stiliyan Stoyanov, Bulgaria, 2018
  • Spacewalkers, de Juan Pablo Caballero, Colombia, 2018
  • Supine, de Nicole Goode, Czech republic, 2019
  • The Van, de Erenik Beqiri, Albania / France, 2019
  • Tigre, de Delphine Deloget, France, 2018
  • Transparent, the world is., de Yuri Muraoka, Japan, 2019
  • ULTIMUL DRUM SPRE MARE (The last trip to the seaside), de Aidi Voicu, Romania, 2019

PANORAMAS

PANORAMA CARIOCA

  • A Mentira, de Rafael Spínola e Klaus Diehl, 2019
  • Abraço, de Matheus Murucci, 2019
  • Afeto, de Tainá Medina e Gabriela Gaia Meirelles, 2019
  • Alfazema, de Sabrina Fidalgo, 2019
  • Aurora, de Renata Spitz, 2018
  • Cadeia Alimentar, de Raphael Medeiros, 2019
  • Cravo, Lírio e Rosa, de Maju Paiva, 2018
  • Intervenção Jah, de Daniel Santos, Brasil-RJ / Guiné-Bissau, 2019
  • Kopacabana, de Khalil Charif e Marcos Bonisson, 2019
  • Maurício, de Rafael Machado, 2019
  • Na Rota do Vento – o cinema na musica de Sergio Ricardo, de Victor Magrath, Marina Lufti e Cavi Borges
  • O rio em mim, de Elena Duarte Parravicini, 2019
  • Panóptico, de Cesar Duro, 2019
  • Peixe Pequeno, de Caio Alvarenga, 2019
  • Vento de Sal, de Anna Azevedo, 2019
  • Vidas Inventadas de Amélia Aragão, de Luiza Quental, 2019
  • Tarântula, de Tiago Ferreira Fonseca, Bruna Mello, Lucas Melo, Uli Dile, Vitor Valadão, 2019

PANORAMA BRASIL

  • A era de Lareokotô, de Rita Carelli, SP, 2019
  • Aulas que matei, de Amanda Devulsky e Pedro B. Garcia, DF, 2018
  • Aurora, de Leo Ayres, Brasil-MG / Cuba, 2019
  • Cão Maior, de Filipe Alves, DF, 2019
  • Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno, de Leon Reis, CE, 2018
  • Dia de Eleição, de Nereu Afonso, SP, 2019
  • Diz Que É Verdade, de Pedro Estrada e Claryssa Almeida, MG, 2019
  • Dois, de Leticia Rheingantz e Gabriela Boeri, SP, 2019
  • Entre, de Ana Carolina Marinho e Bárbara Santos, SP, 2019
  • Frescor Marine, de Tothi dos Santos, GO, 2019
  • Mesmo Com Tanta Agonia, de Alice Andrade Drummond, SP, 2018
  • Mona, de Luíza Zaidan e Thiago Schindler, SP, 2019
  • O Rabequeiro Maneta e a Fúria da Natureza, de Manu Maltez, SP, 2019
  • Pelano!, de Calebe Lopes e Christina Mariani, BA, 2019
  • Ressurreição, de Otto Guerra, RS, 2019
  • Selma depois da Chuva, de Loli Menezes, SC, 2019
  • Tempestade, Fellipe Fernandes, PE, 2018
  • Teoria sobre um planeta estranho, de Marco Antonio Pereira, SP, 2019
  • Tipóia, de Paulo Silver, AL, 2019
  • Um ensaio sobre a ausência, de David Aynan, BA, 2018

PANORAMA LATINO AMERICANO

  • Abisal, de Esteban Santana, Chile, 2019
  • Ari y Yo, de Adriana Faria, Brasil / Cuba, 2019
  • Bodas de Oro, de Lorenzo Tocco, Chile / Uruguay, 2019
  • Cuadros, de Juan Sebastian Abello Acosta, Colombia, 2019
  • El agua, de Andrea Dargenio, Argentina, 2019
  • El futuro, de Ernesto Martínez Bucio, Mexico, 2018
  • Exiliada, de Leonor Zúniga, Nicaragua / USA, 2019
  • Feelings, de Fermin Pedros, Peru, 2019
  • Fiebre Austral, de Thomas Woodroffe, Chile, 2019
  • Franco, de Mariana Martínez Gómez, Mexico, 2018
  • Héctor, de Victoria Giesen Carvajal, Chile, 2019
  • Hogar, de Gerardo Minutti, Uruguay, 2019
  • La Xarxa, de Sofia Marcos Sofia, Dominican Republic / Portugal, 2019
  • Liremu Barana (Soul of the sea), de Elvis Rigoberto Caj Cojoc, Guatemala / Norway, 2019
  • Mundo Viejo, de Luis Garay Guevara, Argentina, 2019
  • No faltes, Mili, de Carla Gutiérrez Yañez, Argentina, 2018
  • Oliva, de Irene Ponce, Cuba / Spain, 2018
  • Pleamar, de Marco Salaverría, Venezuela, 2019
  • Tierra Mojada, de Juan Sebastian Mesa, Colombia, 2018
  • Todo lo que flota, de María Matiz, Colombia, 2019
  • Trois Machettes, de Matthieu Maunier Rossi, France / Haiti, 2019

PROGRAMAS ESPECIAIS

EM TRÂNSITO

  • Brasil, Cuba, de Bertrand Lira e Arturo de la Garza, Brasil-PE / Mexico, 2019
  • Budapest, de Gabriel Motta, Brasil-RS / Hungary, 2019
  • Nome de Batismo – Frances, de Tila Chitunda, SP, 2019
  • Refúgio, de Shay Peled e Gabriela Alves, SP, 2019
  • Ver a China, de Amanda Carvalho, Brasil-SP / China, 2019

INTERZONA – PRÊMIO ITAMARATY

  • Caranguejo Rei, de Matheus Farias e Enock Carvalho, PB, 2019
  • Cova humana, de Joel Caetano, SP, 2019
  • Nervo, de Sabrina Maróstica e Pedro Jorge, SP, 2019
  • Pop Ritual, de Mozart Freire, CE, 2019
  • Sobrado, de Renato Sircilli, SP, 2018
  • Who's That Man Inside My House?, de Lucas Reis, RS, 2019

PRIMEIROS QUADROS – PRÊMIO JÚRI JOVEM

  • À Margem das Torres, de Nilton Apolinario, RJ, 2019
  • Antes de Ontem, de Caio Franco, SP, 2019
  • Aqueles Dois, de Émerson Maranhão, CE, 2018
  • As Constituintes de 88, de Gregory Baltz, RJ, 2019
  • Com Cassis?, de Nicole Gullane, SP, 2018
  • Derradeiro, de Renata Alves, SP, 2019
  • Em busca de Alzira, de Maria Julia Andrade, RJ, 2019
  • Fosfeno, de Clara Vilas Boas e Emanuele Sales, MG, 2019
  • Jaíza, de João Paulo de Freitas e Ana Clara Gonçalves França, MG, 2019
  • Mãe não chora, de Vaneza Oliveira e Carol Rodrigues, SP, 2019
  • NEGRUM3, de Diego Paulino, SP, 2018
  • Nova Redenção, de Rafael Rodrigues, RJ, 2019
  • Pogrom, de Guilherme Folly e Fernanda Cavalcanti, RJ, 2018
  • Polis, de Rafael Baptista da Costa Magalhães, RJ, 2019
  • Quântica, de Tati Lenna, SP, 2018
  • Volta Seca, de Roberto Veiga, PE, 2019

PROGRAMA INFANTO-JUVENIL

  • A Common Activity, de Gustavo Carvalho e Jefferson Messias, Brasil-RJ / USA, 2019
  • Balão Azul, de Alice Gomes, RJ, 2018
  • O Vestido, de Carla Saavedra Brychcy, Brasil-SP / Bolivia, 2019
  • O Véu de Amani, de Renata Diniz, DF, 2019
  • Trincheira, de Paulo Silver, AL, 2019

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2019 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top