Acontece entre os dias 19 e 22 de novembro, no México, o MIP Cancun, evento de negócios voltado a conteúdo e coproduções para a indústria televisiva da América Latina e de língua espanhola nos Estados Unidos. Organizado pela RX (antiga Reed Midem), o MIP Cancun ocupa o Moon Palace Resort, na Riviera Maia.
A delegação brasileira organizada pelo Brazilian Content, projeto realizado pela Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), será formada por 16 empresas e 19 integrantes de seis estados – Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Entre elas estão 2DLab, A2 Filmes, Belli Studio, Casa na Árvore, Druzina Content, Go Broccoli, Moonshot, Movioca Content House, Oz Produtora, Pinguim Content, Quanta, Scriptus Comunicação, Têm Dendê, Tempo Filmes, Visom e Zooparky.
O objetivo do Brazilian Content no evento é fortalecer a participação de produtoras e distribuidoras brasileiras independentes em busca de coproduções, pré-vendas e licenciamento, dando continuidade ao movimento que se estabeleceu nos últimos anos. “A América Latina e o público falante de língua espanhola nos Estados Unidos são mercados importantíssimos, onde o interesse pela produção audiovisual brasileira tem crescido e sido cada vez mais reconhecido”, afirma Lucas Soussumi, gerente executivo do programa. “O MIP Cancun é um espaço fundamental de divulgação e de negócios, que reúne os principais programadores e compradores em um só lugar para três dias de networking intenso. Poder estar nesta vitrine com uma delegação ampla e diversa é algo de extrema importância”.
Em 2023, o MIP Cancun abrigou mais de oito mil reuniões one-to-one entre seus mais de 800 participantes, de 43 territórios, incluindo distribuidores, buyers, commissioners, produtores e demais profissionais da indústria audiovisual. A edição 2024 espera chegar a mil participantes de mais de 40 territórios.