Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Série “O Gravador de Histórias”, da Têm Dendê Produções, é exibida pelo...

Série “O Gravador de Histórias”, da Têm Dendê Produções, é exibida pelo Arte 1

Conteúdo original da Têm Dendê Produções, “O Gravador de Histórias” está em cartaz no canal Arte 1 e no Arte 1 Play. A série revela momentos de artistas como Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Dona Militana, Roberto Mendes, Ary Barroso e Pixinguinha a partir de Gereba Barreto, um verdadeiro “gravador de memórias”. A série nasceu do acervo com mais de 300 horas de gravações em áudio realizadas pelo cantor, pesquisador e compositor, ao longo dos seus mais de 50 anos de carreira. Em cada episódio, Gereba revista as histórias contadas pelos artistas, reapresentando os cenários e ambientações, ora documentais, ora projetados em vídeo mapping, realizado pelo VJ Spetto e interpretadas pelo performer Fernando Santana. 

Inspirador da série e dono da alcunha que batiza a produção, Gereba Barreto revela como surgiu “O Gravador de Histórias” e destaca as suas expectativas com o projeto: “Eu sempre gostei de gravar histórias. São mais de 350 horas de gravações e ao apresentá-las a Vânia Lima e a Pola Ribeiro, eles resolveram produzir uma série de TV a partir dos áudios que eu tinha gravado. Do olhar deles dois sobre esse conteúdo nasce o ‘Gravador de Histórias’. É muito interessante e instigante revisitar essas histórias ainda tão presentes em minha memória. É curioso ver como aqueles ‘causos’ que me foram contados pelos artistas em áudio ganharam uma nova forma, no vídeo, apoiadas em grandes diretores como Ruy Guerra, Vânia Lima, Hermes Leal e Pola Ribeiro. O resultado desse processo e dessa construção pode agora ser conferido pelo público na exibição no Arte 1 e eu espero, pela quantidade de acervo que ainda temos, que outras temporadas possam ser produzidas”.

Para Hermes Leal, que dirige os episódios sobre o poeta, compositor e letrista José Carlos Capinan e sobre Dona Militana, reconhecida como a maior romanceira de versos do Brasil, a série é um mergulho na arte nacional: “Esta série é um trabalho dedicado à música brasileira de uma forma muito particular. Faz parte da preocupação do músico Gereba, em ao longo de muitos anos registrar o trabalho desses músicos, como Dona Militana e Capinan, dois episódios que dirigi, para que essa geração e a futura entenda e valorize nossa cultura. Esta série leva o espectador para o mundo oculto da criação, para a nossa imensa diversidade cultural que precisa ser vista e valorizada exatamente por conta dessas diferenças, que são nossa riqueza e nossa identidade enquanto brasileiro”.

No Arte 1, “O Gravador de Histórias” é exibido sempre às quintas-feiras, às 22h, com quatro horários alternativos: às sextas, às 17h; às segundas, à 1h30; às terças, às 14h30; e às quartas, às 19h30. No Arte 1 Play, a série está disponível on demand para os assinantes da plataforma.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile