Anatel cria nova plataforma de dados abertos dos serviços de telecomunicações

A Anatel implantou uma nova plataforma de visualização de dados do setor de telecomunicações. A nova ferramenta online dinâmica permite a visualização de dados dos serviços de banda larga fixa, telefonia móvel, telefonia fixa e TV por assinatura. A ação se insere dentro de uma política de dados abertos do órgão, e segundo a agência, o novo Painel de Dados de Telecomunicações é completamente interoperável.

Pela nova ferramenta, é possível visualizar informações por localidade, período, operadora, serviço, com a possibilidade de segmentar os dados por serviços específicos, com telefonia móvel pré-paga e pós-paga. Em cada painel do novo sistema, pode-se baixar os dados abertos correspondentes (seta verde ao lado do gráfico, que leva ao download de uma planilha de Excel) e, com isso, acessar os dados originais utilizados na construção do painel para qualquer tipo de conferência, assim como construir análises próprias por meio de cruzamento dos dados disponíveis.

É possível ainda acessar dados em gráficos e mapas, de maneira interativa. Nos mapas, por exemplo, pode-se acessar as informações por regiões e localidade, clicando no local que se quer a informação, com a possibilidade de comparação dos dados das localidades  por segmentos.

No entanto, falta a opção de baixar dados compilados de acordo com o serviço, como acontecia antes. Até então, os dados disponibilizados pela agência eram acessíveis por meio de pastas em nuvem, que está atualmente sem atualizações. Os dados de Serviço Móvel Pessoal de setembro e outubro, por exemplo, não foram disponibilizados até a inauguração desse novo sistema. Apesar disso, a Anatel ainda oferece um arquivo (em zip de 368 MB) com todas as planilhas consolidadas de todos os serviços.

Os dados disponibilizados na ferramenta são da Anatel, fornecidos pelas operadoras. Acesse ao novo Painel de Dados de Telecomunicações clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui