ESTREIA
09/02/2021, 13:18

CinebrasilTV exibe "Sol da Bahia", novo filme do cineasta Orlando Senna

O CineBrasilTV lança no próximo sábado, dia 13 de fevereiro, às 21h30, "Sol da Bahia", filme do cineasta Orlando Senna que, recentemente, ganhou o Prêmio do Público de Melhor Filme do Festival de Brasília do ano passado pelo seu último longa de ficção, "Longe do Paraíso". 

Em "Sol da Bahia", o cineasta baiano presta uma homenagem à sua terra natal e relembra a história da Guerra da Independência da Bahia. Ocorrido entre 1821 e 1823, o conflito expulsou, definitivamente, as tropas portuguesas e consolidou a independência do Brasil, proclamada em 1822 por Dom Pedro I. A Independência da Bahia é comemorada no dia 2 de julho, com um tradicional desfile. O cortejo segue pelas ruas de Salvador homenageando os heróis e personagens deste fato histórico do Brasil.  

O filme aborda os feitos de alguns combatentes, elevados a ícones da cultura baiana, mas conhecidos superficialmente na cultura brasileira, como a freira-mártir Joana Angélica, a mulher-soldado Maria Quitéria, a escrava liberta e capoeirista Maria Felipa, o índio Bartolomeu Jacaré, o Corneteiro Lopes e Madeira de Melo. Assista ao trailer:

Com produção da HL Filmes, do Tocantins, o documentário reuniu equipe de profissionais do estado do Tocantins e da Bahia, como o baiano Pedro Semanovischi, diretor de fotografia, e os tocantinenses Nival Correia, diretor de produção, e o produtor Hermes Leal, além do elenco de atores baianos que dramatizam as cenas dos combatentes – Caco Monteiro (Madeira de Melo), Gabriela Barreto (Maria Quitéria), Moreno Mattos (Corneteiro Lopes), Jaime Cunha (Bartolomeu Jacaré), Clara de Lima (Joana Angélica) e Negona Irará (Maria Felipa). 

O filme foi realizado por meio do financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, para o canal de TV por assinatura CineBrasilTV. 

Além da exibição no sábado, 13, às 21h30, estão marcadas reprises para domingo, 14, às 14h; terça, 16, às 22h30; e quinta, 18, à 0h. 

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2021 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top